EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[AM] Amazônia – Manaus

Manaus, capital do Estado do Amazonas é o centro da região amazônica. Com uma população de cerca de 1,3 milhão de habitantes (1991), situa-se às margens do Rio Negro, sete quilômetros abaixo do ponto onde o rio Negro encontra-se com o Solimões para formar o rio Amazonas.

Imagine um teatro do século XIX inteiramente importado da Europa para atender os anseios de Sarah Bernhardt, a grande dama do teatro da época. Imagine um enorme rio tão largo que mais parece um oceano, Imagine a selva, em torno da cidade, oferecendo expedições, programas e atividades como em poucos lugares do planeta. Pois isso é Manaus.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

A origem de uma cidade como Manaus tornou-se significante por uma razão única: a borracha. O processo de vulcanização, desenvolvido em 1839 por Charles Goodyear, propiciou durabilidade à borracha natural e a patente de pneumáticos por John Dunlop, em 1888, criou uma demanda por borracha que se transformou no mais importante produto de exportação regional.

Enquanto que comunidades tradicionais de seringueiros trabalhavam em condições extremamente difíceis e servis, os lucros dos proprietários de terra eram enormes. Parte do dinheiro gerado pelo comércio de borracha ficava em Manaus, transformando-a numa moderna cidade com belos edifícios e com todas as benfeitorias e facilidades daquele tempo, tendo sido a primeira cidade brasileira a ter bondes e a segunda com iluminação pública elétrica.

Quando, no início do século XX, plantações de borracha começaram a surgir na Ásia, Manaus começou sua derrocada em virtude do colapso de seu mercado de borracha. Toda prosperidade de Manaus foi destruída por um homem – o inglês Henry Wickham, que contrabandeou sementes de “Hevea brasilensis”, a seringueira, transplantando-as com sucesso para a Malásia. A alta produtividade, em função da plantação ordenada, provocaram a queda do monopólio da produção artesanal do Brasil, colocando temporariamente um fim na prosperidade de Manaus no Ciclo da Borracha.

A criação da Zona Franca em 1967 reverteu, em parte, a derrocada da cidade, hoje Manaus é um importante centro comercial e industrial, produzindo sobretudo equipamentos eletro-eletrônicos.

Texto: Pousada Ecológica Aldeia dos Lagos

Esta viagem começou por aqui, passou pelo Juma Lodge, Silves e Presidente Figueiredo.

Leia os 3 Comentarios sobre esta viagem

Fabricio Rocha disse:
19/07/2010

Escolhemos Manaus para nossa lua de mel. A princípio muitos acharam estranho mas depois que viram as fotos nos deram razão… O povo é muito acolhedor!
As fotos estão em http://www.verdejava.com.br
Abraços
Muriaé-MG

mariana delfino lima disse:
14/11/2011

eu gostei muito dessas fotos sao muito bonitas

Christiane Cruz disse:
02/04/2012

ADOREI TODA ESSA NATUREZA EXUBERANTE,O TEATRO É LINDO!!!, AS MULHERES COM AQUELA PELE MORENA COR DE JAMBO, COM AQUELES CABELOS LISOS PERFEITOS, ADOREI TAMBÉM CONHECER A ILHA DE PARINTINS ESTIVE LÁ UNS ANOS ATRÁS E FIQUEI MARAVILHADA COM TUDO AQUILO, E TEM TANTA GENTE QUE DESCONHECE TOTALMENTE O NORTE do BRASIL, ACHANDO QUE LÁ SÓ TEM ÍNDIO, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO AS FOTOS FICARAM LINDAS !!!!

Participe! Comente aqui