EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

Catar – Doha

doha-070Doha é a capital do Catar, país árabe localizado no oriente médio e faz fronteiras com o Bahrein, Arábia Saudita e é banhado pelo golfo pérsico.

Hoje é um país rico em petróleo e gás natural, mas sua economia se iniciou com a pesca e depois para a exploração de ostras. Cerca de 75% de sua população é formada por imigrantes, principalmente indianos e paquistaneses. A maioria é de homens que vem para trabalhar nas obras, motorista de taxi, comércio, etc. Um dos atrativos para a migração é a construção civil que cresce vertiginosamente, pois o Catar irá sediar a copa do mundo em 2022.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Outra referência do Catar é o patrocínio do governo à rede de televisão Al Jazeera que tem jornalismo livre dos demais países árabes.

Meu roteiro

doha-034Minha passagem por Doha se deu devido à escala do voo para Katmandu no Nepal. Decidi então ficar alguns dias e aproveitar para conhecer os hábitos e costumes de um país árabe em franco desenvolvimento.
Minha primeira impressão foi muito boa, pois o aeroporto é grande e muito bem estruturado. Praticamente tudo no país é novo ou está muito bem conservado. Os prédios são um show a parte – todos muito modernos e com arquitetura exótica. Avenidas largas, carros modernos e bem conservados. Falando em carros, lá não existem carros pequenos e econômicos.
Como era de se esperar em um país onde além das cidades só há deserto, as poucas áreas verdes são de grama com coqueiros. E isso só é possível com muita irrigação, pois sem isso, nada sobrevive por lá.

As atrações de Doha que tive chance de conhecer são: museu da arte Islâmica, centro da cultura Islâmica, mercado antigo (Souq Waqif) e o píer.
No centro da cultura Islâmica existe um vasto material sobre a religião islâmica e sua história. A instalação é suntuosa e lá obtive muita informação sobre as vestes e costumes do islã.
A construção do museu de arte islâmica é recente, moderna e foi realizada sobre o golfo pérsico numa linda arquitetura. São exibidas peças de praticamente todos os países islâmicos.
Já o mercado antigo, como o próprio nome diz, é uma área que não foi modernizada e guarda as tradições de um típico mercado árabe. Nesta mesma área existem dezenas de restaurantes que atraem muita gente à noite.

Para encerrar minha passagem por Doha fui conhecer outro templo do luxo da cidade: o píer. Mais uma vez fiquei impressionado com o número e tamanho dos iates ancorados.

:::

Confira o audiovisual dessa viagem

Participe! Comente aqui