EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

Circuito Vale Europeu – SC

abertura-21O Circuito Vale Europeu, localizado em Santa Catarina, foi o primeiro roteiro criado especialmente para ser percorrido de bicicleta. Passando por nove municípios, busca o que há de melhor na região propiciando um visual belíssimo através de estradas de terra e com menor movimento de veículos.

Come√ßando em Timb√≥, o Circuito Vale Europeu possui cerca de 300 km e passa pelos seguintes mun√≠cipios: Api√ļna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, terminando em Timb√≥.

A recomendação do guia do circuito é fazê-lo em 7 dias onde é possível distribuir bem a quilometragem e curtir a paisagem com tempo suficiente para banhos nos diversos rios e cachoeiras, prosear com os simpáticos moradores, além de degustar vinhos e quitutes da região.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Apesar do roteiro ser dedicado as bikes, também é possível percorrer parte dele caminhando e maiores detalhes podem ser encontrados no link do Circuito Vale Europeu.
Apesar do circuito ser demarcado é fundamental ter a planilha ou preferencialmente o tracklog de GPS. Ambos podem ser encontrados no site acima.
Em cada município há hotéis ou pousadas já credenciados e aptos a receber os ciclistas ou caminhantes.

O ponto de partida é o restaurante Thapyoka, ao lado da ponte suspensa em Timbó. Lá também é adquirido o guia e passaporte do ciclista que poderá ser carimbado em todos os pontos de apoio comprovando a conclusão do circuito.

O Circuito Vale Europeu pode ser dividido em duas partes, a baixa e urbana que é percorrida nos primeiros dias (até Rodeio) onde predominam estradas largas com relevo mais plano e passando sempre por pequenas cidades. Neste trecho não é necessário se preocupar tanto com água ou alimentação, pois são facilmente encontradas nas diversas paradas. Já a parte alta, que começa com uma longa subida depois de Rodeio deve ser feita por quem já tem um bom preparo físico e estar preparado para longos trechos sem água e alimentação. Nos 2 dias finais o relevo volta a ficar mais plano, com longas descidas e novamente percorre por áreas mais habitadas.

Meu roteiro

Apesar de o ideal ser fazê-lo como cicloturista, ou seja, levando a bagagem em alforjes, eu decidi fazê-lo com um apoio logístico de carro para transportar a bagagem de uma cidade para outra e desta forma pedalar bem mais leve. Para me acompanhar nesta aventura convidei meu grande amigo e parceiro de outras aventuras, Zé Fevereiro, que topou de imediato.
Um dos motivos para não levar alforjes é que tínhamos pouco tempo Рapenas 6 dias e considerando 2 dias de viagem de carro desde Sampa, nos restariam apenas 4 dias para o circuito. Porém, após uma conversa com o Dimas do restaurante Thapyoka a sugestão foi de fazer em 4,5 dias.
Partíamos cedo de cada cidade e durante o dia um carro apanhava nossa bagagem e já deixava no próximo hotel. Desta forma pudemos praticamente dobrar a quilometragem recomendada e pedalar de uma forma mais livre. Considerei essa opção, pois além do tempo curto estava usando uma bike full suspension (com suspensão traseira) onde não é possível usar alforjes na traseira.

1¬ļ Dia ‚Äď 19/12/11 ‚Äď Timb√≥ ‚Äď Rio dos Cedros – Pomerode ‚Äď Indaial ‚Äď 95 km

vale-europeu-020Como seria de costume nos próximos dias acordamos cedo, tomamos um bom café e às 8h já estávamos pedalando. Já partimos pedalando do Timbó Park Hotel e no início tivemos uma pequena dificuldade em achar o começo do circuito, mas em 15 min já estávamos no caminho certo e curtindo um belo dia de sol.
A paisagem do primeiro dia é marcada por estradas largas sempre cortando pequenos munícipios ou bairros com muitas residências. Um ponto que chama a atenção é o capricho das casas e dos jardins. Realmente faz jus o nome de circuito Vale Europeu.
Decidimos almo√ßar em Pomerode e ap√≥s um descanso no gramado encaramos o trecho final sob um sol escaldante que batia os 35¬ļ C. Apesar do dia ser bem longo o relevo ajudou e chegamos a Indaial por volta das 18h.
Nossa opção de hotel foi o Fink que apesar de simples oferece o mínimo de conforto para quem pedalou o dia todo.

2¬ļ Dia ‚Äď 20/12/11‚Äď Indaial ‚Äď Ascurra ‚Äď Rodeio ‚Äď Pousada do Zinco ‚Äď 70 km

vale-europeu-120O caf√© hoje deixou a desejar e j√° no caminho tivemos que comer algo para encarar o longo pedal. Este trecho tamb√©m √© bastante plano e por boa parte pedala-se ao lado do rio Itaja√≠-A√ß√ļ. Encerramos a parte da manh√£ em Rodeio e fizemos um leve, por√©m longo e tranquilo almo√ßo.
Rodeio marca o final do trecho predominantemente plano e habitado. Daqui pra frente come√ßa o relevo mais complicado onde a primeira subida ser√° de 8 km. Quem desejar fazer apenas a parte baixa pode ir direto para Timb√≥ ‚Äď 18 km por asfalto.
Bem, barriga e camelback cheios vamos come√ßar a subir. Passamos pela vin√≠cola San Michele e logo em seguida cometemos um erro de percurso que teve uma consequ√™ncia excelente. Erramos o caminho e fomos parar em um clube vazio com uma cachoeira e local pra banho bel√≠ssimo. Bem, devidamente refrescados voltamos alguns quil√īmetros e come√ßamos a longa subida revigorados.
Nosso próximo destino seria a Pousada do Zinco, que apesar de ser um opcional do circuito tem que ser visitada. A cachoeira, de mesmo nome, é maravilhosa e o tratamento dos proprietários Egon e Margarete é excepcional.
Chegamos na¬†¬†¬† ¬†pousada √†s 15h e ap√≥s um suco e um r√°pido descanso o Egon nos levou para conhecer todos os √Ęngulos da cachoeira onde fizemos belas fotos.
O final de tarde foi aproveitado batendo um bom papo no gramado do jardim tomando uma merecida cerveja. O jantar, excelente por sinal, é feito com a família e com muito papo.
A grande surpresa da noite foi num passeio noturno onde o Egon nos levou para um banco de madeira pr√≥ximo da casa onde pudemos apreciar um espet√°culo da natureza. Trata-se de …… Bem, quem quiser saber ter√° que ir l√° pra ver. ūüôā

3¬ļ Dia ‚Äď 21/12/11‚Äď Pousada do Zinco ‚Äď Dr. Pedrinho ‚Äď Alto Cedros ‚Äď 80 km

vale-europeu-187Partimos do Zinco √†s 9h e o tempo havia mudado completamente. Nos primeiros quil√īmetros pegamos uma chuva fina e a temperatura estava bem mais amena.
Este trecho √© um dos menos habitados e √© recomend√°vel se preparar com √°gua e alimento. Passamos pela √ļnica igreja enxaimel do Brasil onde a parada para as fotos √© obrigat√≥ria.
Outro ponto que não pode ser perdido é a cachoeira Véu de Noiva, que pode ser visitada através de uma trilha de 20 min, saindo do circuito.
Neste dia, também devido a distração, cometemos o segundo erro de percurso que nos custou numa longa subida por asfalto para reencontrar o circuito novamente.
Apesar de cansativo, o dia valeu a pena, pois o destino seria o Hotel LindnerHof. Este hotel nasceu de uma serraria da família. Onde o mestre cervejeiro Horst Lindner fez um excelente trabalho transformando a velha serraria do pai num maravilhoso hotel. No centro do saguão existe uma serra e o maquinário utilizado para cortar as toras no passado. Situado ao lado do rio dos Cedros o hotel agrada pela tranquilidade e o contato com a natureza.

4¬ļ Dia ‚Äď 22/12/11‚Äď Alto Cedros ‚Äď Palmeiras ‚Äď 56 km

vale-europeu-268Conforme indicado no guia, o trajeto de hoje é um dos mais belos do circuito. O dia começa contornando duas represas com um belíssimo visual. No inicio encontra-se várias casas ao redor das represas, mas com o passar do tempo as estrada se afasta da água e inicia-se um trecho bastante isolado. Pedalamos várias horas sem cruzar com ninguém ou passar por alguma casa. Planeje-se com água e alimento.
Hoje aconteceu o nosso terceiro erro de percurso, o que nos custou 8 km a mais. Pior √© que 4 foram de uma dura subida. Mais uma vez por desaten√ß√£o, brincando com a c√Ęmera Gopro, n√£o olhamos pro GPS e pegamos a bifurca√ß√£o errada. Ent√£o, aten√ß√£o: veja a paisagem, mas cheque o GPS frequentemente ?
No final do percurso existe outra represa e a hospedagem do Faustino fica em suas margens. A acomodação é bem simples e fica sobre um mercadinho que abastece toda a região.
A decis√£o de quebrar o √ļltimo trecho em dois foi providencial, pois seria p√©ssimo passar por todas as belezas que vimos com pressa e n√£o poder parar para fotografar.
Chegamos às 15:30h e ainda sobrou tempo para explorar os arredores e tomar a merecida cerveja para amenizar o calor.

5¬ļ Dia ‚Äď 23/12/11‚Äď Palmeiras ‚Äď Timb√≥ ‚Äď 55 km

vale-europeu-312Bem, o √ļltimo dia procura compensar todas as subidas dos dias anteriores com longas descidas. O trajeto ainda √© muito bonito e com belos riachos e uma ponte coberta que vale a parada para foto.
Para não dizer que tudo é alegria existe uma subida curta, porém muito íngreme. No final dela vale parar para um banho no riacho ao lado. Depois é só descer até Benedito Novo e logo já estará de volta onde tudo começou.
Existe uma longa descida de mais de 10 min sem pedalar. Vale a pena tomar cuidado com o fluxo de veículo, pois há muitas curvas fechadas. Também na parte final ressurgem as áreas urbanas e o fluxo de pessoas.
Chegamos em Timbó às 13h, com tempo para um bom banho, almoço e ainda dirigir 450 km até Registro. Tudo para conseguir chegar a tempo de passar o Natal com a família.
O Circuito Vale Europeu estava em meus planos h√° v√°rios anos e finalmente conseguimos cumpri-lo na sua totalidade e num ritmo bem equilibrado onde conseguimos conciliar o pedal com divers√£o.

:::

Confira o audiovisual dessa viagem

Dicas

‚Äʬ†¬†¬† O Circuito Vale Europeu deve ser feito com tempo para se apreciar tudo o que ele oferece. A sugest√£o do guia de 7 dias √© bastante tempo e dependendo do ritmo do grupo pode ter alguns dias dobrados.
‚Äʬ†¬†¬† O tipo de terreno na regi√£o consiste em terra bem firme (pelo menos sem chuva) e com pedrisco solto por cima. Apesar de ser f√°cil e confort√°vel para pedalar torna-se um perigo se precisar frear ou desviar bruscamente.
‚Äʬ†¬†¬† Devido ao relevo bem acidentado, uma mountain bike √© o ideal para fazer o circuito.
‚Äʬ†¬†¬† Esteja equipado com c√Ęmeras extras, ferramentas, bomba, etc. Pois s√≥ h√° lojas melhores em Timb√≥ e Indaial.
‚Äʬ†¬†¬† Ao planejar sua viagem defina seu roteiro e fa√ßa as reservas com anteced√™ncia, pois dependendo da √©poca pode n√£o haver lugar. A Pousada do Zinco s√≥ atende com reservas, pois n√£o ficam na pousada se n√£o houver hospedes.
‚Äʬ†¬†¬† Apesar de existirem placas e setas pelo percurso √© fundamental ter a planilha ou preferencialmente o tracklog no GPS. Ambos s√£o encontrados no site do circuito. Mas vale a recomenda√ß√£o de ficar atento nele para n√£o pegar o caminho errado. ūüôā

Serviços

Andrea Moralez disse:
13/01/2012

Lindas as fotos Adilson!
Vcs pegaram o período em que as hortências estavam floridas!
Qdo fomos (Julho) fiquei imaginando o caminho com elas floridas.
Lugar peculiar não é mesmo?
Um grande abraço

13/01/2012

Oi Andréa
Pois é, havia muiiiita hortência pelo caminho. Adoramos o passeio e curtimos muito cada local. Até gostaria de fazê-lo noutra época com temperatura mais amena.
Grande abraço

telma disse:
15/02/2012

Boa tarde, eu estou procurando o circuito do Vale Europeu em GPS mas n√£o estou conseguindo encontr√°-lo para baixar. Quando olhei no google, dizia que em seu site tinha… mas n√£o acho… tem mesmo? N√£o sou boa nessas coisas. Se puder me ajudar agrade√ßo pois estou indo amanh√£ cedo.
obrigada
Telma

15/02/2012

Oi Telma
Voc√™ encontra o tracklog no site http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/br/roteiros.php. Role a tela que est√° no final dos reteiros. O tracklog est√° pereito, apenas fique atenta para n√£o passar batido como eu fiz e depois ter que voltar ūüôĀ
Bom pedal

Paulo Magalh√£es disse:
19/10/2012

lugar fant√°stico!!!! PARAB√ČNS….

Ana Lucia Luz disse:
28/02/2013

Bom dia.
Pretendo fazer essa viagem do Vale Europeu em maio, também decidimos não levar os alforges pelo mesmo motivo, nossas bikes tem suspensão traseira o que dificulta bastante levar bagagem. Gostaria, se fosse possível, o contato para contratar o transporte das bagagens de um hotel ao outro.
um abraço
Ana

04/03/2013

Ol√° Ana
Bem, na verdade o servi√ßo de transporte foi uma cortesia dos organizadores do circuito, pois eu estava fazendo uma mat√©ria para eles. De qualquer forma veja se eles podem te ajudar. Procure pelo Dimas no restaurante Thapyoka – Av. Get√ļlio Vargas, 201 Timb√≥ – SC – (47) 3382-0198
Abs e bom pedal

Mar4io Renato Gigli disse:
28/09/2014

Ol√£ amigos. Estou impressionado com as belezas naturais e as aventuras que tantos contam do Vale Europeu. Eu gostaria de faze-lo de motor-home na 2a. semana de janeiro. As estradas s”ao transitaveis para esse tipo de equipamento:
Algém tem alguma dica. Curtimos comidas caseiras,conhecr pessoas e curtir paesagens. Somos um casal de meia idade e dispomos de 1 semana.
Antecipadamente agradeço.

ELCIO PETRIS disse:
23/02/2016

Boa tarde
Podemos usar suas fotos Рcom os devidos créditos Рem nossa revista ?

Admin disse:
23/02/2016

Ol√° Elcio

Eu lhe enviei um email pedindo maiores informa√ß√Ķes.