EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

Como escolher o tamanho do quadro

img_2529-aA escolha do tamanho do quadro de uma bicicleta é fundamental para sua postura, conforto e desempenho. Caso esteja usando um tamanho errado poderá lhe trazer um grande desconforto, dores no corpo e certamente a pedalada não será prazerosa. Apesar disso parecer óbvio é muito comum ver pessoas pedalando com bikes de tamanho inadequado ou simplesmente com os ajustes errados, por exemplo, altura do selim (banco).

Bem, mas hoje vamos tratar apenas do tamanho do quadro e numa futura matéria falaremos de todos os ajustes de uma bike.
Para as bikes rígidas/hard tail, o quadro é apresentado em polegadas. Essa altura é medida do centro do movimento central (pedivela) até o centro do tubo horizontal (onde ele cruza com o tubo vertical). Algumas bikes trazem o tamanho impresso no próprio quadro. Para adultos a numeração esta na faixa de 16” à 22”.
Não existe uma relação direta entre estatura x tamanho do quadro e a melhor forma de saber é medindo a altura do seu cavalo. Nas lojas especializadas existe uma escala que traduz a altura do cavalo ao tamanho adequado.

Pé posicionado corretamente no pedal

Posição correta do pé

Uma vez escolhido o quadro você deve ajustar a altura do selim para que o pedalar seja confortável. Quanto estiver pedalando deixe o peito do pé apoiando no pedal e nunca o meio ou barriga do pé, pois é nesta posição que se tem maior força e o menor desgaste muscular.

Esse é um hábito difícil de perder quando se aprendeu errado, mas quando se adaptar verá que a pedalada renderá muito mais.  Numa futura matéria falaremos do firma-pé, com ele seu pé ficará “preso” na posição correta no pedal.

Joelho muito flexionado

Joelho muito flexionado

Com a perna na parte mais baixa do pedal (alongada) o joelho deve ficar levemente flexionado. Ou seja, não pode esticar a ponto de sentir que irá perder o apoio e nem deixá-lo curvado em excesso. A posição ideal só virá com a prática, mas fique atento à sua posição para sempre melhorá-la.

Para as bikes full suspension o tamanho do quadro é medido em P, M, G. Uma vez que justamente devido ao trabalho da suspensão a altura do quadro varia. Mas o princípio para a escolha é o mesmo – a altura do cavalo.

Mesa

Mesa

Uma vez escolhido o quadro e com a altura do selim devidamente ajustado, pode ser que guidom fique muito próximo ou longe demais. Para isso você poderá ajustar a mesa, peça que conecta o guidom ao quadro. Além da distância ela também ajusta a altura do guidom. Vamos voltar a falar da mesa mais profundamente em outra matéria.
Vale lembrar que o quadro é o componente mais caro da bike e deve ser escolhido com muita calma. Vale a pena andar com bikes de amigos para testar antes de escolher o seu.
Bem, na próxima matéria iremos começar com os componentes de uma bike e falaremos do câmbio e número de marchas. Até lá.

Leia os 2 Comentarios sobre esta viagem

Luis Fernando disse:
18/11/2012

Adilson,

Boa noite,

Parabéns pelo site, sua fotos são demais !!!!

Fiquei muito feliz em lhe conhecer, e tenho absoluta certeza que este foi o primeiro de muitos pedais que iremos fazer.

Assim que possivel da uma entrada em meu site e veja os serviços que oferecemos.

Forte abraço e ate domingo !!!!

ecofotos disse:
19/11/2012

Olá Fernando

Primeiramente grato pela visita e msg. Realmente foi muito bom conhecer vc e o grupo. Certamente iremos pedalar muito sim. Estou há muito tempo procurando por opções de MTB próximo de Sampa.
Grande abraço

Participe! Comente aqui