EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[Dicas fotografia] Como escolher um equipamento subaquático

Câmera NikonosA escolha de um equipamento subaquático é muito mais complexa do que os de uso em superfície e mais do que nunca a fatídica pergunta dever ser respondida: Qual meu objetivo com o equipamento e principalmente até quanto estou disposto a gastar?
A seguir vou apresentar os quatro segmentos básicos de equipamentos em ordem de qualidade e obviamente custo.

Câmeras compactas anfíbias: Nesse segmento podemos colocar as câmeras subaquáticas descartáveis e as câmeras compactas anfíbias, tais como a Canon Sure Shot A-1. Se seu objetivo é apenas utilizar o equipamento em dias chuvosos, rapel em cachoeira, rafting ou prática de snorkel submergindo alguns metros apenas, esses equipamentos podem atender. Uma limitação desses equipamentos é o fato do flash ser posicionado no corpo da câmera refletindo a luz nas partículas suspensas ao redor do motivo fotografado.

Câmeras subaquáticas da Motormarine: Essa linha de equipamento já é bem mais elaborado e pode ser utilizado tanto na superfície como ser submerso até algumas dezenas de metros e apresenta uma boa relação custo benefício para iniciantes. A grande vantagem dessa linha é permitir que se mude a objetiva de grande angular para macro dentro d’água apenas adaptando-se acessórios sobre a objetiva original do equipamento. Para se obter bons resultados deve-se optar por um flash externo com braço articulado. Os modelos mais comuns são a Motormarine MX10 e MMII-EX.
Câmeras Nikonos: Essa linha é referência em termos de foto sub e apresenta uma qualidade ótica superior à linha Motormarine, porém requer um investimento maior. As câmeras são de foco manual o que dificulta bastante sua operação em baixo d’água. Outro problema é que as lentes não podem ser trocadas em baixo d’água. A Nikon descontinuou todos os modelos da série (Nikonos III, IV, IV-A e V), porém ainda continua dando assistência técnica a Nikonos V. Como ela não incorpora flash embutido é necessário a utilização de flashes externos com braços articulados.

Caixas estanques: Essa solução é ideal para quem já tem um bom equipamento de superfície. As caixas são fabricadas exclusivamente para cada marca modelo de equipamento de superfície e os preços são bem salgados. Além do que é necessário adquirir os flashes, braços e os domos específicos para lentes normal ou grande angular. A grande vantagem é que pode-se utilizar a câmera com todos os recursos de superfície: modo automático, auto-focus e avanço de filme automático.

Flash: Como os flashes embutidos apresentam problemas com as partículas em suspensão, para se ter bons resultados é imprescindível a utilização de flash externo, normalmente utilizado a 45º em relação ao eixo câmera – motivo. Para um desempenho ideal é necessário a utilização de dois flashes TTL (um de cada lado da câmera).

Leia os 45 Comentarios sobre esta viagem

Thiago disse:
07/03/2009

Muito obrigado pela ajuda ajudou muito, eu tenho uma sony cybershoot basica, e o que vc acha daqueles plasticos que botam em voltam da camera que estão vendendo? É só para tirar foto em parque de diversão e não molhar, e para tirar foto de snorkel?

ecofotos disse:
07/03/2009

Olá Thiago, bom saber que ajudou.
Essa proteção que está falando funciona bem sim, porém para digitais tem um problema básico: ela tampa o LCD então voce não consegue saber como estão saindo as fotos. Para maiores profundidades o ideal é uma caixa estanque mesmo.
Abraços

italo beani disse:
25/04/2009

Gostaria de um dica legal, de qual flash usar na minha maquina subaquatica, tenho uma canon A85 e uma Canon Sx100is, adoro fotografar mas gostaria de tirar minhas duvidas, como qual o tipo de flash ideal para as maquinas que tenho, como eles funcionam , ou melhor como são acionados, onde comprar, site etc…

grato pela atenção e aguardando resposta urgente…

italo beani…
mergulhador PADI

ecofotos disse:
25/04/2009

Ítalo

Com as câmeras que tem, não consiguirá boas fotos sub com flash, pois o flash embutido, quando num caixa estanque, irá refletir as partículas da água entre a lente e o motivo. Para obter resultados satisfatórios é necessário uma camera dedicada para foto sub ou ter caixa estanque com flash externos fixos por braços com movimento e devem estar posicionados a 45º.
Veja o link http://www.camerasunderwater.info/equipment/sea_and_sea/mm2/index.html
Um bom local para tentar achar esses equipos é rua Conselheiro Crispiniano e rua 7 de abril no centro de São Paulo. Veja na revista Fotografe Melhor o endereço e telefone de quase todas as lojas destas ruas.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas fotos

RAFAEL disse:
21/07/2009

OLA,
GOSTARIA DE SABER QUAL É O MELHOR FLASH EXTERNO PARA A SONY W170 JUNTO C A MARINE PACK; UM FLASH SÓ JA AJUDARIA, OU NÃO MUDA MUITO…
GRATO

ecofotos disse:
21/07/2009

Olá Rafael

Infelizmente não conheço em detalhes esse equipamento e não saberia o que recomenda. Mas um flash ajuda, mas deve considerar que ele esteja em um braço externo formando um angulo de 45º com a lente. Com um flash só terá iluminação apenas de um lado do motivo – dois seria idel para ter a iluminação dos dois lados. Caso só consigar um flash e no mesmo plano da câmera terá problemas com iluminação das partículas em suspensão.
Espero ter ajudado.
Abraços

Raquel disse:
07/09/2009

Gostaria de ter informações sobr o flash Remora da Fantasea; a qualidade deste produto e a compatibilidade com a caixa estanque da Canon G10.
Obrigada

felipe disse:
17/09/2009

Gostaria de algumas dicas de câmeras para fazer fotos de surf dentro da água, por hobby, mas que fique com uma qualidade legal de imagem.
Obrigado

ecofotos disse:
17/09/2009

Olá Felipe

Eu não estou tão atualizado em termos de câmera subaquáticas. Mas, considerando que é para surf e não para mergulho você precisaria apenas de uma boa proteção para sua câmera. Se tiver uma compacta, veja se existe caixa estanque para ela. Trata-se de uma proteção específica para cada modelo normalmente em acrílico com os controle externos e protegidos por o-rings. Se tiver uma reflex uma boa opção pode ser a proteção http://www.outex.com/portal. Se quiser investir mais ainda a melhor opção é uma caixa estanque para reflex. Existem ainda câmeras a prova d’água mas são mais indicadas para mergulho.
Bem, espero ter ajudado.

Abraços

ecofotos disse:
01/10/2009

Olá Raquel
Infelizmente não conheço esse produto. Sinto não poder ajudar.
Abraços

Márcio Garcia disse:
24/10/2009

Eu quero adquirir uma camera para fotos subaquaticas, hoje utilizo uma sonny com caixa estanque mas como realizo mergulhos até 30 metros a maioria das fotos não trás as cores reais portanto resolvi comprar outra mas não quero cometer o mesmo erro. Vi modelos d a intova de 6m e 8m, minha pergunta é esse tipo de camera resolve…só o flash interno consigo as cores ou tenho que colocar o externo tb ?

ecofotos disse:
24/10/2009

Olá Marcio
Infelizmente não estou tão atualizados em marcas/modelos mas recomendo visitar o link da BH http://www.bhphotovideo.com/c/browse/Underwater-Photography/ci/5235/N/4294540255 lá você encontrará todos os modelos disponíveis no mercado com especificação e preços nos EUA para referência. Se quiser qualidade em foto sub terá que migrar para uma câmera sub ou uma caixa estanque para câmeras reflex. O flash terá que ser externo e de preferência dois – em angulos de 45º em relação à câmera. Infelizmente isso fica caro e não sei o seu objetivo é profissional ou laser.
Bem, espero ter ajudado.

Grande abraço

Maxemiliana disse:
15/11/2009

Olá, tenho uma máquina digital samsung (pequena) e gostaria de saber que proteção posso adquirir para protegê-la em fotos subaquáticas.

Obrigada.

ecofotos disse:
21/11/2009

Olá Maxemiliana
Somente é possível mergulhar com uma câmera normal se ela estiver protegida por uma caixa estanque. Você precisa entrar no site da Sansung e ver se há uma caixa para o seu modelo.

Abraços

Abigail disse:
19/03/2010

Olá,
Estou interessada em comprar uma Canon Power Shot D10, sei que vou ficar limitada porque vai até 10 metros, mas o que vc poderia me dizer dessa camera com relaçao a qualidade da foto.
Grata

RODRIGO disse:
09/04/2010

olá
QUERO COMPRAR UM EQUIPAMENTO PARA TIRAR FOTO DE SURF POR HOBBY, PESQUISEI NA NET ALGUNS EQUIPAMENTOS E CONFESSO QUE CURTI MTO A Canon D10 A Prova D’agua E GOSTARIA DE SABER SE É UM BOM EQUIPAMENTO, COMO MENCIONEI SOU INICIANTE E NÃO SEI O NOME DA FUNÇÃO DE TIRAR VARIAS FOTOS EM APENAS UM CLIC(COMO CHAMA ESSA FUNÇÃO?) E TB COMO COMO FUNCIONA O ESQUEMA DE RETORNO PRA TIRAR A OUTRA FOTO!!!VALEW

ecofotos disse:
16/04/2010

Olá Rodrigo

A D10 é uma camera simples com 12MP e zoom de 3x específica para ser usada na água ou até a 10m de profundidade. É uma boa opção para iniciantes e o preço está na faixa de R$ 1000. O problema é que para partir para algo mais profissional o preço sobe muito. Se você já tiver alguma câmera, veja se não existe uma caixa estanque, ou seja, caixa com os controles externos que você insere sua câmera dentro. Mas isto também custa caro.
Vale a pena começar com ela e se pegar gosto começa a pensar em algo mais sofisticado.
Abraços

ecofotos disse:
16/04/2010

Olá Abigail

Como disse ao Rodrigo na msg anterior a D10 é uma camera simples mas que cumpre bem seu papel. Infelizmente não tive acesso a uma para testar e ver a qualidade de suas fotos. Ela tem 12MP e zoom de 3x. No Brasil está na faixa de R$ 1000.
Eu tenho Canon Sureshot A1 (ainda de filme) há mais de 10 anos e gosto muito de suas fotos.
Boa sorte

Fabiano disse:
24/04/2010

Ola estou para comprar uma camera profissional para fotos de açao, esporte,porem estou em duvida entre a Canon D50 e a 7D. Voce tem alguma experiancia com essas duas cameras?

ecofotos disse:
27/04/2010

Olá Fabiano

Bem, a priori as duas são excelente câmeras semi-profissionais. Eu usei por vários anos a 40D antecessora da 50D e andei brincando um pouco com a 7D. Elas são bem equivalentes, porém para o que deseja a 7D tem uma grande vantagem: ela faz 7 FPS (fotos por segundo) enquanto a 50D faz 6.3. Além obviamente de ser mais moderna, ter um processador mais rápido e maior resolução. Obviamente tudo tem um custo ela é mais cara 🙂
Mas eu ficaria com ela.
Grande abraço

José Parrelli Junior disse:
29/06/2010

possuo uma camera subaquatica nikonos v, e esta precisando de uma revisão, porem a ttanaka não trabalha mais com ese produto.
Vc conhce alguma outra assistencia tecnica de confiança.
desde já agrade a atenção dispensada.

ecofotos disse:
03/07/2010

Olá José
Se morar em Sampa eu recomendo dar um pulo na galeria da 21 de Abril no centro. Lá vão lhe indicar empresas que dão manutenção em equipamentos fora de linha. Uma delas fé a Portssar – Rua 7 de Abril, 79 – 2º andar – 11-3255-6067 – http://www.portssar.com.br

Abs

Geraldo Barcelos disse:
09/07/2010

Gostaria de saber o seguinte: Comprei esta semana, uma canon G11 com a caixa estanque e estou de viagem marcada para 18 de julho, para o nordeste. Modesta parte, tenho longos anos de prática em fotografia de superfície(temas diversos). Se a esperiência der certo, pretendo mergulhar fundo na fotosub. Como tenho uma máquina NIKON D200, pergunto, onde consigo comprar uma caixa estanque para essa D200 e se é possível usar um flash externo, caso eu venha a conseguir essa caixa?
Atenciosamente,
Geraldo Alves

ecofotos disse:
22/07/2010

Olá Geraldo

Bem, espero que tenha gostado da experiência com a G11. Quanto à caixa da D200, recomendo procurar pela internet mas não sei se conseguirá facilmente no Brasil. Creio que esta câmera está fora de linha (pelo menos não achei no http://www.dpreview.com). As caixas permitem a conexão de até dois flashes externos, que aliás, é o ideal. Mas prepare o bolso, infelizmente tudo isto custo caro. Tente ver na http://www.bhphotovideo.com e com a referência procure em lojas do centro de SP.

Abraços

Geraldo disse:
23/09/2010

Boa tarde!

Gostaria de uma informação referente a maq. Canon AS-6 Sub-Aquatica, pois eu adiquiri está raridade na caixa, e queria saber se ela é boa para bater fotos de surfe, pois eu já bato fotos com outra maq, mas fora D,água.
Unica coisa que não veio na maq. e a lente Close-up Lens AS, isso vai fazer alguma diferença nas fotos tiradas na água.

Att; Geraldo P.

ecofotos disse:
25/09/2010

Olá Geraldo
Bem, essa é uma câmera de filme com lente fixa o que não permite aproximação do surfista. Dá para brincar, mas para boas fotos precisará de câmera reflex que permita tele-objetivas (aí você até ficar na praia).
O kit com o close-up só será útil em fotos sub. Para surf não servem.
abs

vadir de cuffa disse:
29/11/2010

Olá !!
Tenho uma máquina Sony e a caixa estanque e quero comprar um equipamento de iluminação( haste, projetores, bateria e carregador) onde encontrar?

Obrigado !!

ecofotos disse:
08/01/2011

Olá Vadir
Minha recomendação é no centro de São Paulo – Rua 7 de Abril esquina com com Conselheiro Crispiniano. Lá, existem muitas lojas do ramo.

abs

FERNANDO disse:
20/05/2011

QUAL O EQUIPAMENTO MELHOR PARA SE FOTOGRAFAR SURF DENTRO D,AQUA . FUI FOTÓGRAFO PROFISSIONAL POR MUITOS ANOS MAIS A MINHA MODALIDADE ERA MAIS ESTÚDIO AGORA É DIVERSÃO, SOU SURFISTA DESDE DE OS 11 ANOS DE IDADE.E QUERIA UMA ORIENTAÇÃO. ESSA CAMERA GROPO HD SERVE ? O QUE ME ME SERIA MELHOR QUE NÂO FOSSE MUITO CARO. OBRIGADO…

ecofotos disse:
22/05/2011

Olá Fernando
Bem, eu sou especialista em foto sub, mas posso dizer que para fotos profissionais o ideal é uma câmera reflex de boa qualidade dentro de uma caixa estanque. O grande problema que isso é caríssimo. Com o lançamento da Go Pro, a coisa ficou bem diferente. Ela tem uma excelente qualidade de vídeos HD e a qualidade da câmera também é aceitável. O preço é muito bom – cerca de US$300 nos EUA. Talvêz o único limitante é que ela tem uma lente super grande angular e fixa, ou seja, não conseguirá mudar a objetiva.
Abs

maria regina disse:
25/05/2011

Oi, suas explicações são ótimas… acabei de comprar uma canon g12 com caixa estanque, sou mergulhadora e agora to fazendo mergulhos em cavernas também. Então sei que para ter fotos melhores vou precisar desse braço por flash ficar a 45 graus da lente, né? Mas minha dúvida é a seguinte, terei que comprar o braço (em torno de R$ 800,00), O flash ( quase mil tbm) e ele terá uma caixa pra proteção tambem, ?? Onde acho isso pra comprar?
Obrigada

Regina

ecofotos disse:
28/05/2011

Olá Maria Regina
Grato pela visita. Bem, na verdade não sei se vai conseguir isso para a caixa da G12, pois na verdade o flash externo já é blindado e vem com o braço que encaixa na caixa estanque para câmeras reflex. Até eu saiba para acoplar o flash externo você precisa de uma saída de flash no corpo, que só existe na reflex. Talvez exista alguma outra solução, mas deu desconheço. Recomendo escrever para o Carlos Montechi (http://www.carlosmontechi.com/sub/eu/index.htm) ele é um papa neste assunto e certamente poderá ajudá-la. Pode falar em meu nome.
Espero ter ajudado
Abraços e boas fotos sub

Gilvan Feitosa dos Santos disse:
23/06/2011

Olá!
Comprei uma caixa estanque da Chroma para a máquina Canon A495, gostaria de saber onde encontar o flash subaquático para o modelo da mesma!
Aguardo resposta!
Obrigado!

ecofotos disse:
25/06/2011

Olá Gilvan
Se não estiver enganado não há como ligar flash externo nesta câmera, pois é uma compacta. Os flashes externos só são possíveis nas reflex.
Abs

alexandre disse:
07/07/2011

bom dia..
tenho uma ts02 da panasonic porem deu pau pelo sal… gostaria de uma opiniao a respeito de qual maquina e case comprar..
obrigado

ecofotos disse:
14/07/2011

Olá Alexandre
Infelizmente não tenho informações atualizadas sobre câmera subaquáticas compactas. Sei que a Canon tem algumas caixas estanques que por exemplo servem na G12, que é uma excelente câmera. Porém, a caixa custa quase tão caro quanto a câmera.
Sinto não poder ajudar mais.
Abs

Rogerio disse:
17/09/2011

Olá Amigo, pode me explicar melhor como funciona o sistema TTL para Fotosub? Existe uma conxeão através da Caixa Estanque entre a Máquina e o Flash? Tenho uma XTi, sabe se existe Caixa pra ela?
Apenas pra constar, hoje uso uma Canon A640, com Caixa própria e Flash Externo Ikelite AF35. As compactas precisam usar flash “slave”, onde o disparo depende do acionamento do flash interno.
Abraços!

ecofotos disse:
21/09/2011

Olá Rogério
Bem, não sou expert em foto sub. Até porque quando fotografa sub ainda não era tão comum as digitais. Sim, existe uma conexão entre os flashes externo e a câmera através da conexão de flash externo (ao lado do corpo). E funciona igual na superfície, ou seja, antes da foto ser feita em si ele dispara um micro disparo que calcula a intensidade que usará na foto.
Eu não conheço caixa para a XTi, mas se existir consegue achar facilmente na internet.
Abs

Diego disse:
11/02/2012

Bom Dia a Todos!

Comprei uma câmera digital com caixa estanque até 53 metros(INTOVA IC14). Até agora não tirei nenhuma foto subaquática, estou esperando uma oportunidade para fazer o teste. Porém, as vezes percebo que algumas fotos estão saindo sem foco, e que por mais que me esforce ainda assim não estão ficando bem nítidas. A câmera é de 14 Megapixels. Alguém poderia me dar uma dica sobre como fazer qualquer regulagem manual na intenção de melhorar a qualidade da imagem? Alguém conhece ou tem a Intova IC14? Desde já, agradeço a atenção!

Abraço!

Diego

ecofotos disse:
12/02/2012

Olá Diego

Infelizmente não conheceço esta câmera. Bem, sem estar com o equipamento na mão e ver o possível problema fica difícil resolver. Mas temte estas opções:
– Veja se não há uma função que liga ou desliga o auto focos. Pode ser que ela esteja em foco manual, por exemplo.
– Veja se há uma função “Macro”. Se ela estiver ligada, o foco só é possivel para motivos próximos.
Bem, espero ter ajudado.
Abs e boas fotos

Michelle disse:
12/03/2012

Boa tarde!
Estou pensando em comprar uma camera subaquatica, qual voce me indicaria para mergulhos ate 30m recreativo. Obrigada!

ecofotos disse:
13/03/2012

Olá Michelle
Bem, este assunto é bem complexo e depende o que quer fazer e principalmente quanto quer gastar. Existem vários modelos de câmeras compactas que vão até cerca de 12m. Mas são muito amadoras. Para essa profundiade o ideal é uma caixa estanque para uma camera reflex. Porém, isso implica em custos muito altos. Não estou tão atualizado neste segmento. Mas visite o http://www.bhphotovideo.com e pesquise. Certamente encontrará vários opções.
Abs e boas fotos

Rolando Oliveira disse:
17/04/2012

Bom dia,
tenho uma câmara compacta Nikon P300, com caixa estanque para foto e vídeo subaquático.
A câmara tem configurações manuais. Para fotos sub utilizo configuração manual abertura, velocidade, afinação de brancos auto com flash externo. Sem flash brancos – manual.

Para vídeo tenho alguma dificuldade na configuração. A camâra faz full hd, mas em manual por vezes o vídeo fica aceitável, por vezes menos bom: Pergunto se devo utilizar modo manual (como utilizo),abertura(A) 5,6 a 8,0 com velocidade escolhida pela câmara,ou obturador com abertura escolhida pela câmara.
Desde já os meus agradecimentos.
Rolando Oliveira

ecofotos disse:
21/04/2012

Olá Rolando
Bem, não sei exatamente que tipo de problema está tendo. Mas imagino que esteja filmando em ambiente externo sem iluminação controlada. Neste caso eu recomendo utilizar o modo prioridade de velecidade em 1/50 e deixar a câmera regular a abertura. Mas lembre-se que isso pode influenciar na profundidade de campo, ou seja, nem tudo poderá sair em foco.
Abs e boas fotos/vídeos

Luiz Roberto disse:
19/12/2014

Olá Adilson e seguidores do ECOFOTOS, aproveito a oportunidade dada em seu Blog, para apresentar preliminarmente o website brasileiro que se dispõe a atender os anseios dos fotógrafos esportivos e profissionais principalmente subaquáticos…a despeito da minha carreira como mergulhador profissional/instrutor, procurei buscar no mercado externo fabricantes que pudessem oferecer qualidade a um preço justo. Como resultado, estou importando acessórios, suportes e luzes para a foto e vídeo sub da Itália, com garantia e assistência total.
O nosso eCommerce ainda não esta habilitado para compras online mas já é possível adquirir por meio do contato direto conosco. Nele poderá ser vista toda a linha 2014/2015 para suportes, tripés entre outros em fibra de carbono, + luzes em diversos materiais para diversas aplicações.
http://www.icasp4.wix.com/halsodyne-dive
A disposição!!
Abraço a todos e um feliz 2015!!

Participe! Comente aqui