EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[Dicas fotografia] Como escolher uma câmera digital

Câmera digitalVocê já deve ter ouvido muito sobre equipamentos digitais, a praticidade de ver sua foto no mesmo instante, poder refazê-la caso não tenha ficado boa e principalmente economizar com filmes e revelação. Mas quando chega a hora de escolher o equipamento certo o que fazer com tantas opções disponíveis no mercado?

Vamos inicialmente entender o principal termo de uma câmera digital: Resolução do CCD: O Charge Coupled Device (CCD) é o elemento da câmera responsável pela conversão dos sinais luminosos em digital e Indica a capacidade da câmera na geração do tamanho da imagem que é indicado por megapixel (milhões de pixels), onde pixel é a unidade de visualização da imagem digital. Quanto maior o número de megapixels de uma câmera, maior será a imagem gerada por ela. Por exemplo, uma câmera com 2272 x 1704 pixels tem 3.8 Megapixel (comercialmente 4 Megapixel).

Embora não seja termo de uma câmera digital, o termo Resolução da imagem está associado ao meio no qual a imagem será visualizada e é medido em DPI – Dots Per Inch (pontos por polegada). Quanto maior o valor em DPI maior a resolução de uma imagem no mesmo meio.

Como em qualquer outro equipamento, o primeiro ponto a ser considerado é qual seu objetivo com uma câmera digital? Apesar do uso de uma câmera digital ser praticamente ilimitado, podemos classificá-las basicamente em:

Imagens para uso em computadores: Se seu objetivo é apenas manter as imagens num computador (Internet / e-mail / arquivo pessoal) e não pretende imprimi-las, as coisas são bem mais fáceis e econômicas. Levando em conta que a maioria dos monitores trabalham com no máximo 1024 x 768 pixels, uma câmera de cerca de 1 Megapixel resolverá seus problemas. Num monitor a resolução de uma imagem não precisa ser maior do que de 75 DPI, pois esta é sua resolução máxima do monitor.

Imagens para impressão: Se seu objetivo é imprimir as imagens em papel fotográfico ou publicá-las em revistas, por exemplo, as coisas começam mudar e encarecer um pouco. Para uma impressão de boa qualidade a imagem deve ter 300 DPI e as dimensões da imagem em pixel é que vão determinar até que tamanho podemos imprimir sem que haja perda na qualidade da impressão. Por exemplo, uma imagem de 2560 x 1920 pixels poderá ser impressa no tamanho 21,6 x 16,2 cm. Uma forma simplificada para se saber o tamanho em cm dado o número em pixel é dividi-lo por 118 (2560pixels / 118 = 21,6cm).

Leia os Comentarios sobre esta viagem

Henrique Pereira dos Santos disse:
11/02/2009

Caro Adilson
Recebi o aviso de tua nova página pelo e-mail, obrigado. Excelente trabalho, lindo mesmo, as informações técnicas ótimas. Pretendo abrir um estudio fotografico, gosto da natureza, mas tenho mais facilidade para fotografar pessoas. As informações que estão em tua página me ajudarão muito, com certeza. Parabéns pelo trabalho. Eu havia conhecido tua página procurando imagens dos Masais, havia lido a a auto biografia da Baronesa Karen von Blixen e da sua fazenda no Kenia e me interessava por esse povo. Espero que continue em tua caminhada com muito sucesso.
Henrique Pereira dos Santos

Participe! Comente aqui