EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[Dicas fotografia] Como fotografar estrelas

Céu da Serra da BocainaPara obter boas fotos de estrelas são necessários os seguintes equipamentos: câmera fotográfica reflex com exposição em B (Bulb), objetiva meia tele ou teleobjetiva, cabo disparador (mecânico ou eletrônico) e um bom tripé.

Como proceder: Antes de iniciar deve-se escolher o tipo de objetiva de acordo com o efeito desejado. Se for utilizada uma meia tele (em torno de 70mm), procure um enquadramento que inclua o horizonte (montanhas, árvores, etc.), isto dará uma referência para a foto. Se for utilizada uma teleobjetiva (maior de 100mm) procure um enquadramento fechado nas estrelas para maior dramaticidade.

A abertura a ser escolhida também dependerá do efeito desejado. Quanto maior a abertura mais claro ficará o céu, interessante para fotos com o relevo, pois destacará a silhueta do mesmo. Quanto ao tempo de exposição deverão ser feitos vários testes até ter o que mais lhe agrada. Mas comece com pelo menos 10 min. Lembre-se que quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os riscos no céu. O foco deverá ser feito manualmente e estar sempre no infinito. O filme deverá ter um ISO baixo, ISO 100 é recomendado.

Como funciona: Com a câmera aberta em modo bulb a luz de cada estrela ficará um bom tempo sensibilizando o mesmo ponto no filme. Com o movimento da terra esse ponto vai “riscando” o filme, sempre na cor predominante de cada estrela. Essa técnica só funciona em noites sem lua, com céu limpo e se você estiver em local escuro.Para obter um melhor efeito, localize o cruzeiro do sul e aponte a câmera para a posição que representa 2,5 vezes o seu tamanho para o sul, ou seja, imagine duas vezes e meia seu tamanho para onde ele aponta e foque a câmera para esse ponto.

Participe! Comente aqui