EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[Dicas fotografia] Escolhendo uma câmera reflex

Câmera reflexO nome reflex ou SLR (Single Lens Reflex) vem do fato da imagem do visor ser a mesma capturada pelas objetivas e refletida por um espelho dentro de seu corpo. Isto confere ao equipamento uma maior precisão, pois o que está sendo enquadrado será o que realmente sairá no foto. Outro fator decisivo para a escolha de uma reflex é o fato de permitir o uso de várias objetivas.

A grande pergunta que deve ser feita ao se pensar em adquirir uma reflex é – Qual será a utilização principal do equipamento? Se a utilização se restringe a uso amador para eventos, festas, viagens (sem muito barro, chuva ou neve) prefira modelos tais como: Canon EOS 300, Nikon N55 ou Pentaz MZ-60 que apresentam uma boa relação custo x benefício. Se seu objetivo já é algo mais profissional com utilização mais intensiva e sujeito a intempéries, pense em um equipamento mais robusto como uma Canon EOS 30, EOS 3 ou até EOS 1 – Nikon F-100, F4 ou até F5. Neste caso prepare o bolso, pois os preços mudam muito.

Mesmo nos modelos para iniciantes, procure alguns itens que farão uma boa diferença no seu dia a dia, tais como: flash embutido, acesso ao modo manual de operação (permite ajustar abertura e velocidade independentemente), temporizador (timer), botão para prévia da profundidade de campo (permite prever qual a faixa em foco), seleção do tipo de fotometria (matriz, peso central e ponto central). Normalmente essas câmeras são vendidas em kits compostos pelo corpo, alça e a objetiva, neste caso procure uma objetiva com a maior faixa possível, como por exemplo 28-90 mm – f4-5.6, ou 28-105 mm – f3.5-4.5 USM.

Na minha opinião a melhor relação custo benefício para um equipamento inicial está na Canon EOS 300 com a objetiva 28-90mm – f4-5.6.

Leia os 3 Comentarios sobre esta viagem

raquel disse:
30/04/2010

Olá, eu tenho uma Nikon N55 e estou iniciando. Tiro boas fotos, mas uso apenas os programas automáticos, pq ainda não sei trabalhar manualmente. Fotografo em trilhas e nem sempre o tempo colabora. Vc poderia me dar dicas de como trabalhar manualmente com esta camera.
Desde já obrigada.

ecofotos disse:
01/05/2010

Olá Raquel
Infelizmente esse assunto é tema para um curso e não caberia neste espaço. Para usar o modo manual você precisar ter o conceito de abertura, velocidade, fotometria e profundidade de campo. Eu recomedo a compra de livros de curso de fotografia que vão detalhar bem esses temas ou se morar em SP ou BH recomendo o curso da http://www.techimage.com.br

abs

Carlos Ueda disse:
18/04/2012

Fala Adilsão… td bem? Olha eu aqui de novo dando uma fuçada no seu site!! Vi que andou ciscando pelo Everest… ta pensando em subir? hehehe…
Cara, queria umas dicas de sua parte… cada vez mais tenho amadurecido a ideia de conhecer um pouco mais de fotografia… meu cunhado trabalha na Nikon e tem aparecido com umas cameras muito show de bola… tenho brincado um pouquinho com elas e cada vez mais vai me aguçando…
Uma amiga vai para os EUA e vou ver se ela consegue trazer uma reflex pra mim… que sugere? Acho que já tem modelo mais moderno que as sugeridas acima, certo? Algumas vem com a lente 18-55mm… sugere alguma lente para zoom?
Abraço e boa sorte com tudo!
Ueda.

Participe! Comente aqui