EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[Dicas fotografia] Quais filtros usar

Os filtros são acessórios muito úteis para a fotografia em câmeras de filmes e alguns também úteis nas digitais. Veremos os principais tipos e sua utilização. Abaixo estão os imprescindíveis na mala de um fotógrafo para fotos externas.

UV – Ajuda a reduzir a radiação ultravioleta presente na atmosfera que aparece como um esbranquiçado na foto. Também é utilizado como proteção da objetiva contra pó, riscos e choques.

Sky light – Reduz o azulado de fotos feitas sobre luz forte e também serve para proteger a objetiva.

81 ou Warm-up ou aquecimento – Elimina os tons azulados em fotos feitas em locais à sombra ou em dias nublados. Eles são encontrados basicamente em três graduações: 81 A (fraco) B (médio) e C (forte). Escolha o que melhor atender suas necessidades.

Polarizador – Este filtro é bastante polêmico, pois é adorado por alguns e evitado por outros. Sua principal função é saturar as cores em fotos externas e em dias ensolarados. Sua atuação é bastante evidente no azul do céu e verde das matas. Ele também é extremamente útil para eliminar o reflexo em superfícies não metálicas, tais como vidro e superfície d’água. Sua atuação é percebida girando-o e olhando através do visor. Quando a cena escurecer o seu efeito é máximo. Um outro fator sobre sua atuação é o ângulo da foto em relação ao sol. Para obter o máximo rendimento a foto deve estar a 90º em relação ao sol.

Existem dois tipos de filtro polarizador: o linear, que deve ser utilizado nas câmeras de foco manual e o circular, dedicado para as câmeras com auto-focus.
Além desses pode-se citar os filtros de correção para as lâmpadas, tais como o 80A ou 80B, utilizados para reduzir o tom amarelo das lâmpadas de tungstênio. O FLD e FLW são utilizados para eliminar o tom esverdeado das lâmpadas fluorescentes. Obviamente só deve-se utilizar esses filtros em fotos sob as respectivas lâmpadas e sem uso do flash.

Existem ainda uma infinidade de filtros criativos coloridos, graduais, densidade neutra, etc.

Leia os 10 Comentarios sobre esta viagem

alexandre disse:
05/06/2010

Bom dia.
Gostava que me dessem uma ajuda. vou passar umas mini ferias as canarias. gustava de saber se para tirar umas fotos ao por do Sol sera melhor utilizar algum tipo de filtro? E qual seria mais indicado. muito obrigado

ecofotos disse:
08/06/2010

Olá Alexandre
Não é necessário não. Basta escolher a hora que o sol está próximo do horizonte e colocá-lo fora do centro da foto. Isto além de dar uma melhor composição evita que a forte luz “engane” o fotômetro da câmera.
Grande abraço

Julyana disse:
15/05/2011

Olá Adilson, gostaria de saber qual o melhor filtro para usar quando for fotografar paisagens com neve,
Obrigada

ecofotos disse:
17/05/2011

Olá Julyana
Na verdade não é necessário um filtro e sim tomar cuidado com a exposição (fotometria) quando estiver usando o modo automático. Algmas câmeras tem o modo “neve” que já faz esta compensação automaticamente.
Se a sua não tiver o ideal é utilizar o modo manual ou P e compensar um ponto a mais, ou seja, deixar a câmera 1 ponto super exposta.
Abs

rose disse:
26/12/2011

OI, essa questão de filtro foi surreal em minah vida rsr fotografava a natureza e a fotos saíam esbranquiçadas. tentava saturar; mexia lá e cá e nada; uns diziam ser a lente, embora minah lentes eram todas compradas novas ou semi-novas mas ñ adiantava ; até que uma pessoa apareceu no meu caminho e me falou da questão dos filtros; em menos de 1 mês comprei 6! o polarizador foi definitivo. minhas fotos da natureza melhoraram uma qualidade inimaginável!

Abubacar Abdul Latif disse:
01/10/2012

Tenho uma máquina fotográfica digital. Tenho também dois filtros: UV e Skylight. Posso utilizar os dois filtros ao mesmo tempo, isto é, atarraxá-los na lente? Qual é o efeito?

Abubacar Abdul Latif disse:
01/10/2012

Tenho uma máquina fotográfica digital e dois filtros: UV e Skylight. Qual é o efeito se os utilizar aos mesmo tempo: um por cima do outro na lente.

ecofotos disse:
01/10/2012

Olá Abubacar
O filtro UV e o Skylight praticamente tem a mesma função que é ajudar a tirar a influência da atmosfera em fotos externas principalmente em paisagens. Mas o principal uso deles é proteger a lente contra sujeira e riscos. Mas use apenas um, pois têm praticamente o mesmo efeito.
abs

Abubacar Abdul LATIF disse:
26/11/2012

Adilson.
Muito obrigado pela informação.
Por motivos de problemas com o Hotmail, tive que mudar de operador e, consequentemente, o meu endereço.
Há muito que queria aparesentar-lhe os meus agradecimentos. Nunca é tarde, costuma-se dizer.
Posso contar com a sua preciosa ajuda?.
Um abraço.
Latif

ecofotos disse:
15/12/2012

Olá Abubacar
Sim, com certeza. Me avise em que posso ajudar.
Abs

Participe! Comente aqui