Sobre mim

O objetivo desse blog é ser um álbum virtual das minhas viagens desde 1997.  Em cada uma delas, tento passar um pouco do que vivi. Espero que goste e volte sempre para ver as novidades.
Para conhecer meu trabalho como fotógrafo profissional, visite meu novo site www.adilsonmoralez.com.br

Contato
E-mail:
adilson@ecofotos.com.br
(c) Ecofotos, 2017, Fotografia

Desde que comecei a praticar ecoturismo, há cerca de 10 anos, eu ouço falar de Aiuruoca, mas até então não tinha tido o prazer de conhecer esse pedacinho de paraíso.

Aiuruoca está localizada no sul de Minas e dista 350 km de São Paulo pela via Dutra ou 360 Km pela Rod. Fernão Dias. O município é bem simpático e está a 800 m de altitude, porém as grandes atrações são as cachoeiras e serras da região que chegam ultrapassar os 2200 m de altitude.

Um dos atrativos do município, que aliás, lhe dá o nome, é o Pico do Papagaio. Aiuruoca, em linguagem indígena significa “casa de papagaio”.

Aiuruoca – Confira O álbum De Fotos (mostrando 30 De 55 Imagens)

Flickr Album Gallery Pro Powered By: Weblizar

Nosso roteiro

Nossa viagem foi feita com grupo de amigos e partimos de São Paulo numa sexta feira chuvosa e com muito trânsito. Após duas horas de marginais conseguimos chegar no ponto de encontro – 1º posto BR da Rod. Airton Senna.

O grupo era composto por 5 casais em 4 jipes: Defender 90, 110, Suzuki Jimmy e Discovery. Partimos por volta das 20:30h e cerca de 1:30h da manhã estávamos chegando em Aiuruoca, ou melhor, na entrada da trilha que nos levaria até a Pousada do Lado de Lá.

Como havia chovido bastante, já estávamos prevendo alguma dificuldade. Foi só falar e nossa amiga Erocita teve dificuldades de subir com os pneus originais da Discovery. Nada que um reboque de cinta não resolvesse o problema. Quando faltava apenas cerca de 2km para chegar na pousada ela teve o pneu cortado numa pedra. Devido ao horário a solução foi ela deixar o carro lá e vir com os outros.

Chegamos na pousada às 3h da manhã e o Gilherme nos esperava com o fogão de lenha aceso e com uma sopa quente.

No sábado acordamos com uma neblina densa, onde não se enxergava além dos 10 m. O café, servido em frente ao fogão a lenha, se estendeu até bem tarde. Todos conversavam e contavam suas histórias no aconchego do fogo.

Durante a tarde caiu uma forte chuva e praticamente não saímos da pousada. Porém, no fim da tarde abriu um céu azul de brigadeiro e não precisa dizer que todos saímos para finalmente conhecer o local e somente aí podemos nos dar conta da beleza do local.

Pegamos os jipes e fomos até o retiro dos Pedros, um local de extrema beleza passando por desfiladeiros de onde se podia ver a névoa tentando subir a montanha.

A noite estava incrivelmente limpa e fazia tempo que eu não via um céu tão estrelado. Domingo amanheceu ensolarado e tirei a manhã para caminhar pelas redondezas fotografando o local.

Fomos até a cachoeira dos Garcias e a prainha, locais a cerca de 30 min de carro da pousada.

Após o almoço retornamos para São Paulo, que apesar de ser uma longa viagem, foi tranqüila, pois estávamos ainda curtindo o maravilhoso final de semana.

Dica

Os grandes atrativos da pousada são:

• Não ter energia elétrica;
  • Decoração oriental;
  • O acesso é somente de 4×4;

Obs: A Pousada do Lado de Lá foi desapropriada pelo Ibama e hoje tem outro uso.