EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[MG] DIAMANTINA

Essa viagem fez parte do roteiro de férias de novembro de 2000, onde juntamente com meu amigo Paulo Toledo percorremos num Defender 100 cerca de 4.600 km durante dez dias passando por Serra do Cipó (MG), Diamantina (MG), Serra do Caparaó (MG), Pedra Azul (ES) e Sana (RJ).

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Quando chegamos a Diamantina já era mais de 21h e nos hospedamos na Pousada do Garimpo, uma das melhores pousadas/hotel da cidade e prontamente corremos para a sauna, para tirar o pó da estrada. Durante o jantar já fizemos amizade com o porteiro do hotel que é guia nas horas de folga. Como sugestão da casa aceitamos fazer a trilhas dos escravos no dia seguinte.

Com o insaciável apetite de andar do Paulinho preferimos fazer a trilha partindo da própria pousada com um possível retorno de carona. Essa idéia aumentou em algumas horas o trajeto através de toda a cidade, que foi bem legal, mais um desmotivante trecho de asfalto. Durante o trecho urbano consegui registrar o preservado centro histórico com uma bela luz matinal.

Logo saindo da cidade caminha-se por um trecho de pedras da trilha que foi restaurado recentemente. Algumas horas depois finalmente entramos na trilha propriamente dita e em algumas partes ainda existe o calçamento original. A caminhada toda durou cerca de 6 horas e no final chegamos a um vilarejo de onde conseguimos uma carona até um restaurante próximo do rio Jequitinhonha.

Lá fiquei surpreso ao ver o estrago que o garimpo industrial causa ao meio ambiente. Devido ao contínuo uso das dragas para a extração do diamante o rio está completamente assoreado sendo possível atravessá-lo com a água abaixo do joelho. Após um almoço bem simples e graças a outra carona voltamos a Diamantina e continuei o registro fotográfico do centro, agora com uma tênue luz de final de tarde. A noite fomos jantar num aconchegante restaurante italiano Trattoria “La Dolce Vita”. Onde o simpático casal proprietário prepara artesanalmente as deliciosas massas. Vale a pena conferir!

No último dia em Diamantina fomos visitar algumas cachoeiras pela manhã e decidimos retornar pelo mesmo caminho da vinda dedicando mais tempo à São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde. No caminho de volta aconteceu um incrível coincidência, pois fiz uma foto do Defender cruzando uma ponte no mesmo local que a Land Rover usou para divulgar a marca nas principais revistas do Brasil.

Esta viagem começou na Serra do Cipó, passou por aqui e continuou na Serra do Caparaó.

Participe! Comente aqui