EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[MG] Fragária com P.N.Itatiaia

Essa região é uma daquelas que não dá para se ir apenas uma vez, prova disso é que só esse ano foi minha quinta viagem para a região de Itamonte – MG.

Nesta vez, especificamente, escolhi a Pousada Fragária, que leva o mesmo nome da região onde fica. São 35 km por estrada de terra a partir de Itamonte – acessível para carros passeio, ou 20 km pela mesma entrada do Parque de Itatiaia, onde a estrada é mais indicada para veículos 4×4. A região é lindíssima e da estrada é possível avistar a seqüência quase sem fim de morros e serras.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

O local é propício para a prática de caminhadas, cavalgadas, mountain bike e off-road. Um dos grandes atrativos é a proximidade do Parque Nacional de Itatiaia, onde os principais atrativos são os maciços de Prateleiras e Agulhas Negras, além de várias caminhadas como, por exemplo, o vale do Aiuruoca.

A pousada é dividida em duas partes: a inferior, que fica ao lado rio Aiuruoca, tem o próprio rio e suas cachoeiras como atrativo. A superior, que é vizinha, tem a paisagem como atrativo, pois fica num ponto mais alto do morro.

Dia 1 – Explorando a pousada

Para evitar o stress de sair de São Paulo com trânsito optamos por sair de madrugada e chegamos na pousada por volta das 10:30h da quinta-feira.

Aproveitamos o final da manhã para arrumar as coisas e explorar a área das pousadas. Fomos até o rio Aiuruoca onde poucos tiveram coragem de entrar em suas águas, pois mesmo com água até o joelho dava para sentir o frio doer nos ossos.

Após o almoço tardio, um passeio de Jipe para reconhecimento da região e já planejando o dia de amanhã.

Ao cair da tarde, nada mais relaxante que uma sauna à lenha. Enquanto se espera o jantar começa rolar o entrosamento entre os outros grupos da pousada e surgem mais opções de passeios.

Dia 2 – Subindo as Prateleiras no P.N.de Itatiaia

A programação do dia seria caminhada até o maciço das Prateleiras. Contratei previamente o Sérgio, um guia da região. Como o dia estava simplesmente maravilhoso e devido ao feriado, o parque estava lotado. Muita gente que chegou na portaria após as 10 h, já não pode mais entrar.

Caminhamos até a base das Prateleiras e ali os grupos se dividiam, muitos ficaram na base curtindo o visual enquanto outros encaravam a difícil subida pelas pedras até o topo, onde o visual vale o sacrifício. Para os mais dedicados, vale a pena assinar o livro de visitantes que fica guardado dentro de uma caixa no ponto mais alto.

O retorno foi congestionado, pois há pontos onde só passa uma pessoa por vez e ainda havia alguns grupos subindo. No retorno à pousada, mais uma sauna para tirar a dor das pernas e porque não tomar um bom vinho enquanto se espera o jantar ser servido. Nessa noite conhecemos um grupo que tinham um telescópio e pudemos observar Júpiter. Mas mesmo sem telescópio o céu estava maravilho, típico de noites frias de inverno.

Dia 3 – Explorando entornos da pousada

A opção do grupo nesse dia foi uma caminhada num dos morros ao redor da pousada de onde se tem uma vista panorâmica da região, além de passar por duas belas cachoeiras no caminho de volta.

Embora parecesse tranqüila, a caminhada foi bastante cansativa e só retornamos por volta das 16h. De seu ponto mais alto é possível avistar o maciço de Agulhas Negras e a Pedra do Altar. Para nos guiar contratamos o Anderson, filho do Otávio, dono da pousada.

Dia 4 – Descanso e retorno para Sampa

Como já era previsto, no último dia bate uma preguiça no pessoal e alguns preferiram ficar na pousada curtindo preguiçosamente o domingo. Mas como não podia deixar de aproveitar um dia de sol. Convidei o Anderson para nos guiar numa trilha de jipe até a cachoeira do Rio Grande. Um passeio maravilhoso passando por estradinhas de terra com um visual surpreendente em alguns pontos. O caminho foi anotado em GPS, pois certamente voltarei lá para fazer o trajeto de mountain bike.

Após o almoço arrumamos as malas e voltamos para São Paulo com a certeza de mais um feriado bem aproveitado na companhia de boas pessoas e num lugar especial.

——
Serviço

Pousada Fragária
(35)3366-1443 reservas
(35)3363-1381 recados
Caixa Postal: 15
CEP 37466-000
Itamonte – MG

Leia os 22 Comentarios sobre esta viagem

Haroldo disse:
07/04/2009

Adilson, parabêns pelo site, conheço a Fragaria e realmente é um lugar lindo onde vale mesmo conhecer e apreciar as lindas paisagens e o povo hospitaleiro. Segue uma dica, já que vc falou que irá retornar de bike é continuar indo um pouco mais a frente da cachoeira do rio grande até chegar em St. Antonio do Rio Grande onde tb tem algumas cachoeiras grandes e lindas
(5 Estrelas, Paiol, Estiva, Franceses…) e na Fragaria vc não deixe de conhecer a Dona Chiquinha, uma figuraça.

Haroldo disse:
07/04/2009

Adilson, outra dica de viagem é Carrancas MG.

ecofotos disse:
07/04/2009

Haroldo
Muito obrigado pela visita e mensagem. Legal, vou colocar esse lugar na agenda para as próximas viagens.
abraços

ecofotos disse:
07/04/2009

Olá Haroldo

Sim, já estive lá duas vezes. A segunda foi de bike 🙂
Abraços

Ana Queila disse:
22/04/2009

Olá Adilson!
Muito legal suas dicas de passeio.
Conheci este paraíso chamado Fragaria neste mês de Abril/09 e uma pessoa muito especial chamada Chiquinha, cheguei até o seu site através deste nome, pq fiquei hospedada na casa dela e hj deu uma vontade de entrar no google e ver se tinha algo que falava sobre está incrível Senhora, muito querida na região. E para a minha surpresa vejo as msg do Haroldo que também tive o privilegio de conhecê-lo juntamente com sua esposa, eles inclusive estavam fazendo uma visitinha a Dona Chiquinha quando chegamos. Meu namorado gosta de pescar e como adoramos saborear uma Truta , nada como pescar uma e depois prepará-la em um fogãozinho de lenha. Tudo foi muito lindo, as pessoas de lah realmente tem o dom da felicidade e isto é contagiante, voltei uma nova pessoa e com certeza está região e a Dona Chiquinha estarão sempre em minha lista de passeios prediletos.
Abs

ecofotos disse:
22/04/2009

Olá Ana

Fico feliz que minhas dicas de viagens estejam cumprindo seu propósito e realmente adoro a região da Fragária. Agora vou ter que retornar para conhecer Dona Chiquinha, pois ainda não tive a chance.
Grande abraço

Alexandre Pedroso disse:
30/10/2009

Estive em Fragaria e realmente é um paraiso, Seu Otavio dono da pousada é muito Hospitaleiro, fiz esta viagem em maio 09 escalei o pico das agulhas negras e fomos de bike até Airuoca-MG, PASSANDO POR fRAGARIA E Alagoa, paisagens magnificas, vale a pena cada trecho pedalado, o clima é bom e o visual pra ficar pro resto da vida na mente, em novembro agora estarei lá novamente, agora junto com a namorada em uma viagem de noivado adventure…..rrrrsss.
prefirimos viajar do que dar festa para um monte de marmanjo sair reclamando…rrsss
.

grande

abraço

Alexandre

ecofotos disse:
30/10/2009

Olá Alexandre
Realmente a Fragária é maravilhosa, principalmente para quem gosta de alguns desafios como vocês. Também concordo com seu lema antes uma boa viagem do que uma festa a ser comentada.
Abraços

Alessandra disse:
28/01/2010

Oi, Estou pensando em ir para Fragária em Março..Como vc já esteve lá ficou na pousada queria pedir uns toques de passeios etc…

ecofotos disse:
28/01/2010

Olá Alessandra
Bem, existem vários passeios por lá. O melhor de todos é conhecer o P.N. de Itatiaia. Se estiver vindo da Dutra, você passará pelo acesso ao parque pra ir para a Fragária. Existe um passeio chamado volda dos 80, que você faz um percurso de cerca de 80km passando pela Fragária, Itamonte e a própria entrada do parque – este trajeto é aconselhável para 4×4 e se tiver chovendo tome muito cuidado. Depois existem vários passeios de bike, mas requerem um bom preparo físico.
Espero ter ajudado.
Abraços

LUZIENE disse:
13/01/2011

OLÁ! BOA TARDE A TODOS! REALMENTE LA É UM LUGAR MARAVILHOSO, MEU AVÔ E MEUS TIOS MORAM LÁ. SR. GERALDO (AVÔ)
É MUITO CONHECIDO LÁ E TAMBÉM É TIO DO OTÁVIO DA POUSADA.
PRETENDO IR PRA LÁ NO CARNAVAL SE DE TUDO CERTO.

Malu disse:
25/07/2011

Parabéns pelas fotos!Realmente este lugar é lindissímo, apesar de que sou suspeita para falar, pois sou Itamontense. Mas acredite só conheci estes lugares o ano passado, qdo fiz a volta dos 80. Estes lugares é a prova de que DEUS existe e é perfeito.
Uma dica para vc Adilson. Não deixe de conhecer tbém o Morro Grande e o Engenho de Serra, são lugares lindos tbém!
abraços…

ecofotos disse:
02/08/2011

Olá Malu
Obrigado pela visita e pela mensagem. Realmente você é tem sorte por viver nesta região. Sempre que posso retorno para conhecer outros lucares. Engenho da Serra eu já conheço e vou incluir Morro Grande na próxima ida.
Abs

Andrea disse:
28/09/2011

Sou uma Itamontense, e quando leio reportagens que falam dos pontos turisticos de Itamonte fico interessada e mais ainda, quando elogiam e indicam. Mas, hoje não é somente para deixar as portas abertas para quem quiser visitar e voltar para este Paraiso, mas tbm para informar a perda de uma Pessoa que contribuiu para a divulgação desse nosso Paraiso o Sr. Otávio-Fragária. Que ele tenha o descanso eterno e que família continue o seus projetos e que pode contar comigo.

ecofotos disse:
07/10/2011

Olá Andrea
Realmente Itamonte e região é muito bonita e merece ser divulgada para que mais pessoas possam conhecê-la. Conforme falamos por e-mail, fiquei extremamente triste com notícia da perda do Sr. Otávio. Estive 3 vezes na pousada da Fragária e simplesmente amo aquele lugar e o carisma que ele e sua família dedicam ao hóspedes.
Realmente uma grande perda.
Abs

Sérgio Siqueira disse:
01/01/2012

Fragária é um local especial. Tive o prazer de conhecer em 1996 e volto sempre. Primeiro num treking de Itatiaia a Maromba, quando nos hospedamos na pousada do Otávio, uma figura do interior mas de grande visão, respeito e amizade, com uma família belíssima. Agora vamos de jipe, e chegamos hoje de lá onde passamos a virada de ano. Nosso amigo Otávio infelizmente se foi, mas plantou uma semente em cada um, em cada ponto, formando uma família que nos dá um belo exemplo de união. Tivemos o prazer de conhecer e acompanhar o crescimento do que construiu, encravamento num local de beleza ímpar. E quem vai a Fragária e não conhece a Chiquinha, está perdendo uma boa prosa com simplicidade e um cafezinho especial, sem falar da pitoresca casinha da árvore, que garantou não veremos outra igual.

ecofotos disse:
04/01/2012

Olá Sérgio
Puxa que coincidência, estive na semana passada na Fragária, justamente para visitar a família e dar uma força depois do acidente com o Otávio. Apesar de ter ficado chocado com o ocorrido fiquei feliz em ver que toda a família se uniu para dar continuidade ao trabalho dele.
Espero voltar novamente, pois adoro aquela região.
Grande abraço

Alex Pedroso disse:
19/10/2012

poxa que noticia triste a perda do seu Otavio, pessoa amavel e admiravel

tenho varias fotos dele pois numa destas estadias acabamos participando da festa de aniversario de 15 anos da filha dele.

ecofotos disse:
23/10/2012

Olá Alex

Pois é, também fiquei muito sentido quando soube da notícia. Ele era uma pessoa muito querida.

Abs

Larissa disse:
02/10/2013

Olá!
Muito bom encontrar boas dicas sobre a região.
Estou pensando em conhecer Fragária e passar a virada do ano. Alguém sabe informar se a região fica muito cheia nesta época?
Conheço o Parque mas só fui em meses de frio, julho e setembro.
Obrigada!

Admin disse:
02/10/2013

Olá Larissa
Obrigado pela visita e mensagem. Bem, você encontrará de tudo lá, menos lotação 🙂
A Fragária é uma região extremamente tranquila. Trata-se de um bairro rural de Itamonte e o acesso é só estrada de terra. O caminho mais bonito é justamente o que passa pelo entrada do parque de Itatiaia. Se gosta de natureza e sossego, minha recomendação é a Pousada Fragária – https://www.facebook.com/PousadaFragaria?fref=ts
Um abs e boas festas lá 🙂

Talitha disse:
14/03/2014

Oi a todos,
obrigada pelas dicas e sinto pelo falecimento de seu Otavio.
Conheco bem essa regiao mas faz uns 10 anos que nao vou..queria saber se aguem tem o contato de dona Chiquinha, telefone…ou link para o website, pois nao o encontro.
Grata,
Talitha

Participe! Comente aqui