EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[MG] Inhotim

Inhotim

Inhotim

Localizado no município de Brumadinho a 50 km de Belo Horizonte, Inhotim é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto da América Latina.

Trata-se de uma grande e muito bem preservada área verde, com um paisagismo maravilhoso, onde encontram-se espalhadas dezenas de galerias com exposições fixas e itinerantes das mais diversas obras de arte contemporâneas.

Algumas obras são contemplativas tais como pintura e escultura. Já outras são interativas como as dos artistas George Bures Miller / Janet Cardiff, onde você se senta no centro de salão imenso cercado por 98 caixas acústicas B&W e tem a sensação de estar no centro de uma orquestra e coral.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

De acordo com o Wikipidia: “Inhotim” é oriundo do nome do antigo proprietário de terras na região, um geólogo inglês conhecido apenas como Timothy ou Tim, que, no século XIX, instalou-se nos arredores da cidade. O tratamento dado ao proprietário partiu de “senhor Tim”, derivando para o típico da época “Nhô Tim”, que se tornou, finalmente, “Inhotim”, denominação que se estendeu à sua fazenda – como “Vila do Inhotim” – e acabou por dar nome à localidade.

A história de Inhotim data da década de 80, quando o empresário mineiro Bernardo de Mello Paz começou a montar o parque em suas próprias terras. Em 2002 foi criada a Fundação do Instituto Cultural Inhotim, sem fins lucrativos

Em 2005 deu-se início as visitas pré-agendadas das escolas da região e de grupos específicos. E somente em 2006 é que a visitação pública foi aberta. Em 2010 Inhotim recebeu o título de Jardim Botânico pela CNJB (Comissão Nacional de Jardins Botânicos).

Meu roteiro

Inhotim 2

Inhotim

Decidi conhecer Inhotim após alguns anos que descobri sua existência. Eu e minha esposa optamos por um voo São Paulo – BH e pelo aluguel de um carro no aeroporto de Confins pois ficamos apenas um final de semana na região. Existem outras opções de transporte, mas o carro alugado acaba compensando pela agilidade. Partindo de BH existem duas opções pela BR-381 (Fernão Dias) ou MG-040. A opção pela BR é melhor e mais rápida.

Nossa opção de hospedagem foi no Estrada Real Palace Hotel em Brumadinho. A grande vantagem de ficar em Brumadinho é poder aproveitar mais Inhotim que fica a apenas 4km do hotel.

Brumadinho é uma cidade pequena e não oferece opções de laser ou gastronomia. Vale a pena aproveitar as opções do hotel e do próprio Inhotim. A única grande atração gastronômica e de um visual maravilhoso, acabamos não conhecendo pela falta de tempo. Mas vale uma visita ao restaurante Topo do Mundo – http://www.topodomundo.com

Serviços

Inhotim

Estrada Real Palace Hotel

 

Participe! Comente aqui