EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[MG] SERRA DO CIPÓ

Essa viagem fez parte do roteiro de férias de novembro de 2000, onde juntamente com meu amigo Paulo Toledo percorremos, durante dez dias, num Defender 110 cerca de 4.600 km passando por Serra do Cipó (MG), Diamantina (MG), Serra do Caparaó (MG), Pedra Azul (ES) e Sana (RJ).

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Chegamos a Serra do Cipó por volta das 15h e mal conseguíamos sair do carro para ir ao restaurante de tanta chuva. Para aumentar minha preocupação olhamos o histórico pluviométrico da região para novembro, fixado no restaurante, e o mesmo indicava 2/3 dos dias são de chuva. Pensei comigo mesmo: lá se vai minha idéia de fotografar. Durante o almoço no restaurante Petras começamos a conversar com várias pessoas e começaram a surgir as idéias de passeios entre mil sugestões recebidas.

Aceitando a indicação do Roberto, dono do restaurante, fomos conhecer sua pousada, Pousada das Pedras, e acabamos ficando fregueses. A pousada é muito charmosa, bem localizada e oferece um ótimo serviço. O Roberto também nos indicou o Daniel, um guia local para nos acompanhar nos passeios.

No dia seguinte partimos com o Daniel para visitar o parque. Apesar de nossa insistência com os guardas do Ibama não nos permitiram entram com o Land Rover e tivemos que caminhar por mais de duas horas pela estrada até o cânion das Bandeirinhas. Um local lindo e com uma atração especial para mim: a espuma da água formava desenhos incríveis sobre a superfície do rio me proporcionando várias imagens. Depois do cânion fomos até a cachoeira da Farofa, que graças a Deus, já não faz mais jus a seu nome. Ao final do dia já tínhamos andado mais de 7 horas e dava para sentir os reflexos nas pernas.

No segundo dia o objetivo traçado foi a visita ao cânion do travessão e a cachoeira da capivara com direito a um off-road. Realmente no caminho já deu para sentir que a idéia de ir com o Defender tinha suas razões, pois boa parte do trecho era de pedra (grandes blocos) e exigiu uma certa perícia do Paulinho para ser vencido. O cânion deu um show e realmente me surpreendeu. Me fez lembrar de minha viagem à Serra Geral. Outro show foi a cachoeira da capivara que nos surpreendeu com seu enorme volume d’água.

Fechando com chave de ouro esses dois poucos dias na Serra do Cipó partimos em direção a Diamantina, passando por Conceição do Mato de Dentro, Serro, Milho Verde e São Gonçalo do rio das Pedras. Aliás, esse caminho é maravilhoso e essas cidadezinhas mereceriam mais tempo para serem curtidas.
Esta viagem começou aqui e passou por Diamantina e Cerra do Caparaó.

Serviços

Restaurante Petras – Rod. MG 010 – Km 97,5 – (31)9952-8238
Pousadas das Pedras – Rod. MG 010 – Km 100 – (31)3344-8238 / (31)9952-8238
Cipoeiro Expedições – (Juliana – Beto – Breno) – (31)3718-7396 / (31)9611-8878

Participe! Comente aqui