EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[MG] Travessia Serra Negra

Travessia da Serra Negra

Travessia Serra Negra

Travessia Serra Negra

A travessia da Serra Negra é um trekking clássico que começa no Parque Nacional de Itatiaia-RJ e vai até a vila de Maromba em Visconde de Mauá-RJ/MG. Essa travessia estava na minha lista de pendências há vários anos, porém por muito tempo ela permaneceu fechada. Ou seja, não era possível fazer a parte inicial que pertence ao P.N. de Itatiaia. Há alguns anos o acesso foi liberado, porém é necessário fazer um agendamento entre 10 e 30 dias da data desejada. Certa vez estava de férias em Passa Quatro e tentei fazê-la aproveitando que estava próximo. Não deu certo, pois o parque não autorizava pedidos com menos de 10 dias 🙁

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem


Bem, finalmente em junho de 2014 consegui a autorização e juntamente com meu parceiro e amigo Paulo Toledo conseguimos fazê-la tendo como guia o amigo Guto de Passa Quatro. Para facilitar a logística do transporte contamos com o serviço do Salvador, também de Passa Quatro, que nos levou em meu carro até a portaria do parque e nos pegou 2 dias depois em Maromba.

A travessia tem um total de 30km sendo 18 no primeiro e 12 no segundo. O relevo é bastante acidentado e eu recomendaria para pessoas já com certa experiência em caminhadas longas. O pernoite é em uma pousada simples mas confortável e o jantar e café são muito bons.

A data não foi uma das melhores, pois escolhemos o dia da estreia do Brasil na copa e nosso objetivo era chegar na pousada antes das 17h.

Dia 1 – P.N. Itatiaia – Pousada da Sonia

1º dia da travessia

1º dia da travessia

Após entregar a autorização na portaria do parque, pagar a taxa e assinar a papelada, partimos às 10h num belo dia de sol com temperatura amena. No início a trilha é a mesma que vai para Agulhas Negras e mais adiante é que pega-se a bifurcação para a cachoeira do Rio Aiuruoca e Pedra do Altar. Nesse trecho tem bastante subidas e no km 4 atingimos o ponto mais alto da travessia: 2.574m.

A pausa para lanche foi às 12:30h na cachoeira do Rio Aiuruoca já com tempo fechado e início de chuva fina. Esfriou bem e tivemos que nos agasalhar melhor para continuar. Acabei não conseguindo registrar o restante da trilha, pois a chuva não colaborou em mostrar a bela paisagem do lugar.

Chegamos na pousada da Sonia por volta das 14h com tempo suficiente para um bom banho, botar uma roupa seca e curtir o jogo numa TV de tubo no alto da estante J
Para acompanhar o jogo a Sonia nos serviu um queijo com café e mais tarde acabamos tomando o vinho que levamos especialmente para a data.

A pousada tem acomodação para um total de 39 pessoas, distribuídas em quartos coletivos e dois chalés para até 5 pessoas. Como só estávamos nós, acabamos ficamos com um dos chalés.

Dia 2 – Pousada – Maromba

2º dia da travessia

2º dia da travessia

O dia amanheceu bonito novamente e após um bom café partimos às 9h para o trecho final. Aqui já conseguimos curtir mais o visual e registrar em boas fotos o caminho. Como a maior parte do trajeto é de descida deu pra sentir bem os joelhos com o peso da mochila.

A chegada em Maromba é próximo da cachoeira do escorrega onde todo isolamento da trilha dá lugar ao movimento da vila que por ser uma sexta-feira já estava se aquecendo para o final de semana.

Nosso amigo Salvador já nos esperava com o carro e após um bom filé de truta rumamos de volta para Passa Quatro com mais uma viagem maravilhosa e bem sucedida no currículo.

Dicas

  • Faça a reserva no http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html entre 10 e 30 dias antes da data desejada.
  • Caso precise de mais informações os telefones do parque são: (24) 3352-1292, 3352-2288 ou 3352-6894.
  • Caso não seja experiente e um extremo conhecedor da região, eu recomendo fortemente contratar um guia. O parque não exige mais a contratação.
  • O clima na região muda muito rapidamente e esteja preparado para neblina, frio, chuva tudo num único dia.
  • Bastões de caminhada ajudam muito na subida e poupam os joelhos na descida.

Serviços

Guto guia – guiaserrafina@gmail.com

Pousada da Sonia – (35) 9965-6515

Participe! Comente aqui