EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[MT] Nobres

Como o próprio slogan diz: “Nobres, é mais que bonito, é lindo”, a região tem um enorme potencial turístico e é de uma beleza incrível. Situada a 140 km de Cuiabá-MT, Nobres se destaca por seus rios de água cristalina e cavernas com lindas formações calcárias. O município está situado em uma área de floresta de transição entre cerrado e floresta amazônica.

O Recanto Ecológico Lagoa Azul, sede para os passeios, está a 10 km da Vila de Bom Jardim e 48 km de Nobres e seu núcleo conta com área de lazer, almoço e 3 apartamentos para pernoite.

Por ser uma área cuja exploração turística está apenas começando o Ibama ainda está avaliando a visitação em certas áreas.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

1º dia – Duto e caverna da cerquinha

Cheguei ao Recanto Ecológico Lagoa Azul às 11:30h e fui recebido pelo Toninho que me apresentou as instalações e enquanto almoçávamos me falou sobre as atrações do local. À tarde fui conhecer o duto – caverna de cerca de 300 m atravessada por um riacho de cerca de 50 cm de profundidade e com várias formações calcárias. Enquanto se atravessa o duto o guia mostra as formações com a lanterna. Uma atração pra lá de diferente são os morcegos que ali habitam e saem em revoada passando muito próximo da gente.

Há algumas centenas de metros está a cerquinha – uma lindíssima caverna calcária com muitas formações (estalagmites, estalactites, etc). Aqui, gostaria de enfatizar aos futuros visitantes que tomem muito cuidado na visitação, pois cavernas calcárias são extremamente sensíveis. A área aberta para visitar não é muito grande, mas é repleta de formações, uma mais linda que a outra.

No final da tarde fui ao lago da araras – local que elas e outras aves adotaram como dormitório. A noite em Bom Jardim fui convidado para um churrasco no estivado.

2º dia – Rio Saloba e rio triste

A programação do dia seria flutuação nas incríveis águas cristalinas da região. A primeira foi no aquário encantado – nascente com cerca de 6 m de profundidade e com água 100% cristalina. Ainda no recanto recebi os equipamentos (colete, snorkel e máscaras) e caminhamos 10 min até a nascente. Após as instruções básicas de flutuação mergulhei num mundo realmente encantado. O peixe mais abundante é o piraputanga além de vários peixes ornamentais de aquário como o matrogrosso. A sensação de estar no meio deles é indescritível.

Na seqüência, fomos ao rio saloba. Ali as coisas mudam um pouco, pois existe a correnteza que conduz o mergulhador rio abaixo. Basta ficar atento aos troncos e galhos e curtir a viagem pelo mundo subaquático.

Após o almoço, fomos para a flutuação no rio triste, onde a beleza de suas águas contrasta com seu nome. Nele além dos peixes anteriores pudemos ver os famigerados dourados e as arraias de água doce. Uma parte interessante do passeio é caminhar de roupas de neoprene num pasto rodeado pelo gado. J

Como última atração do dia visitamos a fazenda São Antonio onde estão montando uma pousada e há várias atrações como pesca esportiva, canoagem, cavalgadas, etc. Enquanto o Toninho e a Mari pescavam aproveitei para fotografar a região e bater um papo com a proprietária.

3º dia – Estivado e partida

Como último dia em Nobres só tive tempo de passar pelo estivado, um rio que atravessa Bom Jardim onde há uma área de recreio – muito utilizado pela população local nos finais de semana. Ali também é possível ver os peixes nadando na espera do alimento fácil servido pelo homem. Quando voltei para o carro tive uma surpresa – havia vários macacos prego me observando. Ainda nas primeiras horas da manhã segui para Cuiabá para definir os últimos detalhes da viagem ao Pantanal.

Dicas

  • Nobres está apenas despontando para o ecoturismo e apresenta um grande potencial.
  • A grande vantagem é poder curtí-lo com calma sem o estresse dos grandes pólos turísticos semelhantes.
  • Ainda não há grande infra-estrutura e a vila de Bom Jardim conta com uma única pousada.
  • As belezas naturais certamente justificam uma visita.
  • Não esqueça de levar uma câmera sub-aquática para registrar as belezas desse lugar.

—–

Serviços

Anaconda Turismo
Av. Isaac Povoas, 606 – Centro
(65)3028-5990 – (65)9973-0151 (plantão)
Cuiabá – MT
anaconda@anacondapantanal.com.br

Rotas das Águas Agência de Turismo
(65) 3102-2019
Toninho (65) 9238-5090
Mari (65) 9218-2557
Nobres – Bom Jardim – MT
rotadasaguas@rotadasaguas.tur.br

Leia os 13 Comentarios sobre esta viagem

delucio da silva disse:
05/05/2009

sou de nobres e aqui e mas que bonito e lindo
so quem vive aqui sabe esquecer o mundo la fora.

Nelson Freitas Neto disse:
16/06/2009

Sou da Escola Estadual Liceu Cuiabano da cidade de Cuiabá, ela possui um projeto chamado Bem Mato Grosso, os alunos apresentam sobre a cultura, a história entre outras coisas, esse bimestre o tema foi algumas cidades do estado, por sorteio a minha sala 3ºano C do periodo matutino, ficou responsavel por apresentar sobre a cidade de Nobres.
Gostariamos da ajuda dos cidadões e da prefeitura, para que nos possam estar enviando arquivos, documentos entre outros sobre a história,a ecônomia, a cultura e o turismo da cidade.
Espero contar com ajuda de voces para que possamos apresentar um belissimo trabalho sobre essa maravilhosa cidade, e assim levar o nome da cidade para todos os estudantes e moradores de Cuiabá.
Desde já agradeço a atenção de todos.

ecofotos disse:
17/06/2009

Olá Nelson

Infelizmente não posso ajudá-lo muito, pois sou apenas um fotógrafo que passou por Nobres para fazer esta matéria. Não tenho contato com a cidade ou prefeitura.
Sinto não poder ajudar.

Abraços

Nelson Freitas Neto disse:
18/06/2009

Mas muito obrigado do mesmo jeito, e qualquer coise que voce tiver da cidade pode ser ate as fotos que voce tirou envie no meu email. Freitas_nelsinho@yahoo.com.br.

greici lima disse:
16/10/2009

olá querido, que maravilha nós temos aqui em mato grosso se eu te contar que semana passada passei por nobres e nem fiz questão de parar.calma!,eu não sabia dessa riqueza toda vi hoje uma matéria na tv e quis pesquisar mais na net não deu outra ,te achei, com esse catálogo de opções que me deixou louca de vontade de ír até lá e vou!!!!!!!!bjos…

ecofotos disse:
16/10/2009

Olá Greici
Pois é, quem passa na estrada poerenta de terra não tem a menor idéia do que Nobres esconde em seus rios e cavernas. Com certeza vale a pena uma visita por lá.
Abraços

Jeferson disse:
08/12/2009

Boa noite Adilson.
Já navego pelo seu site já há algum tempo,l porém eu nunca havia dado a merecida atenção para Nobres. Após ver algumas fotos em outros sites, “vim correndo pra cá” e pude apreciar “ainda que virtualmente” as belezas de Nobres. Estou planejando ir até Nobres ano que vem. Gostaria de saber se há alguma época do ano mais apropriada par a visitação ou, oelo contrário, alguma época do ano que não se deve ir. E gostaria de saber tb se uma semana é muito tempo pra ficar lá.
Desde já agradeço a atenção.
Abraço.
Jeferson Ferracini.
Indaiatuba-SP

ecofotos disse:
08/12/2009

Olá Jeferson
Bom saber que o site está merecendo retornar. Fico feliz em saber que está sendo útil.
Bem, Nobres ainda está em fase de descoberta e creio que logo fará concorrência com Bonito. Porém, ainda conta com pouca infraestrutura para receber o turista. Pelo quando estive lá ainda não havia muitas pousadas, restaurantes e acesso é por terra. Para mim não tem nenhum problema o que me encanta é a beleza do local.
Não estou certo de épocas melhor ou pior, mas considerando que os rios devem estar limpos, você deve evitar a época de chuvas, pois ficam turvos. Eu acho que uma semana talvez sela muito, salvo queira ficar realmente curtindo.
Espero ter ajudado, grande abraço

Joâo disse:
27/01/2010

Nobres é um diamante bruto e que precisa ser lapidado com cuidado para se tornar uma joia rara.

ecofotos disse:
27/01/2010

João

Concordo 100% com você. E a lapidação tem que ser muito bem feita para que não estragem essa obra prima da natureza.

Grande abraço

michele cristina silva disse:
22/02/2010

nobres é um lugar muito encatador vale a pena sair da cidade grande e desfrutar de nobres e seu encanto natural a vila bom jardim é muito bom tem varios lugares lindos e encantador sempre que posso vou descansar na vila bom jardim.

Jeferson disse:
03/03/2010

Boa noite Adilson.
Conforme comentado na minha MSG anterior, já decidi ir pra Nobres mesmo. Só queria mais uma informação, se possível, é claro:
É permitodo nadar em todos os rios de Nobres (principalmente aqueles lindos das suas fotos?

Vicente Campos disse:
12/04/2010

Sou agente de turismo aki em Bom Jardim /Nobres, temos varios pacotes para conhecer esta linda região, quem quizer poderei estar enviando nossos pacotes..

Vicente

Participe! Comente aqui