EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[RJ] Serra da Bocaina

A Pousada Vale dos Veados e é um local ideal para os amantes da natureza em seu estado mais puro. Localizado no coração do Parque Nacional da Serra da Bocaina, só é acessível por veículos 4×4 e não possui energia elétrica.

Mas não pense que por isso não há conforto e requinte. As refeições são preparadas em fogão à lenha, verduras e hortaliças são da horta local, o banho é aquecido a gás e não falta aconchego nos quartos e salas de laser.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Se você não tiver um 4×4, no Hotel Porto da Bocaina é possível alugar um para o translado até a pousada. As acomodações disponíveis são suítes, apartamentos e uma tenda de lona. Cercada por araucárias e com um belo lago em frente ao restaurante, a pousada é um local muito agradável.

1º dia – Pousada Vale dos Veados

Após muita expectativa, o final de semana onde poderia finalmente conhecer a pousada Vale dos Veados chegou. Eu e minha esposa partimos na sexta à noite e como o trajeto de São Paulo até a pousada leva entre cinco e seis horas, decidimos pernoitar no Hotel Porto da Bocaina, que fica cerca de 14 km de Areias, cidade próxima de Queluz.

Acordamos no sábado com um belo visual da serra e após o café saímos para explorar um pouco as opções do hotel e as belezas da represa do funil.

Como ainda tínhamos uma longa viagem de off-road até a pousada partimos para São José do Barreiro, onde começa a SP 221 que vai até a pousada. Para fazer esse trajeto, que entra no Parque Nacional da Serra da Bocaina, é necessário uma autorização, emitida pelo Hotel.

Após cerca de 1500 m da entrada do parque fica a bela cachoeira Sto. Izidro, cuja parada é obrigatória para um banho ou apenas contemplação.

Pouco mais acima fica a Cachoeira das Posses. Mais algum tempo chacoalhando pela estrada e chegamos na pousada.

O Walter já nos esperava com a porteira aberta e nos mostrou todas as instalações. Como sou precavido, enquanto o almoço era preparado, comecei a fotografar os arredores. Essa foi a melhor idéia que tive, pois durante o almoço começou a chover e não parou mais.

Excepcionalmente, éramos os únicos hospedes naquele final de semana e tivemos tratamento VIP. Tudo estava muito calmo até que por volta das 16h chegou um grupo com cerca de 60 pessoas para almoçar.

Tratava-se de um passeio de proprietários Land Rover do Rio e o pátio ficou lotado com mais de 20 veículos. Foi um bom momento para trocar idéias e experiências com o grupo. Eles partiram no finalzinho da tarde e juntamente com a noite veio uma névoa dando um clima muito especial à pousada. Tivemos um jantar bem gostoso, pois não é sempre que se pode jantar na montanha à luz de velas.

2º dia – Trilha off-road até Arapeí

O domingo também amanheceu chovendo e as caminhadas e passeios tiveram que ser cancelados. Apesar do tempo não ajudar muito, ainda consegui fazer algumas fotos e preocupados com o estado da estrada decidimos partir mais cedo.

Para nossa surpresa ao chegarmos em São José do Barreiro encontramos o grupo se preparando para fazer uma trilha. Não pensei duas vezes em aceitar o convite para ir com eles. Partimos então para Arapeí, onde fizemos uma linda e prazerosa trilha pelas fazendas da região, passando por vales, morros, riachos, aclives e declives, onde por muitas vezes a perícia dos motoristas foi posta a prova.

Após cerca de seis horas de trilha chegamos em Bananal de onde retornamos para casa com uma tremenda sensação de prazer e de ter tido um final de semana inesquecível.

Uma prova de que se pode tirar proveito de todas as situações e que mesmo um domingo chuvoso pode ser muito bem aproveitado.

——-
Serviço

Hotéis da Bocaina

Rodovia dos Tropeiros, km. 260
São José do Barreiro – São Paulo
Telefones: (12) 3117-1102, (12) 3117-1192 e (12) 3117-1221
Fax: (12) 3117-1303
reservas@hoteisdabocaina.com.br

Participe! Comente aqui