EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[RJ/MG] Parque Nacional de Itatiaia

Essa viagem ocorreu no reveillon de 2004 e nosso (eu e minha esposa) destino foi o Parque Nacional de Itatiaia, localizado logo na divisa entre Rio e São Paulo a poucos quilômetros da via Dutra.

Apesar de já ter ido algumas vezes para Itatiaia ainda não conhecia a parte baixa do parque com suas belas cachoeiras. Nossa opção foi ficar no Hotel Chalés Terra Nova. Distando cerca de 1 km da portaria do parque possui vários chalés e apartamentos espalhados por grande área verde com muitos pássaros e aves soltas.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

No primeiro dia visitamos as cachoeiras da parte baixa do parque e tivemos muita sorte com o tempo, pois foi praticamente o único dia de sol do feriadão de 5 dias.

No segundo dia fizemos uma trilha de 4×4 passando por Visconde de Mauá, Mirantão, Santo Antonio do Rio Grande, Bocaina de Minas e retornando para Mauá. O dia estava nublado e ótimo para esse tipo de passeio.

Já no terceiro dia a programação foi “tentar” conhecer as Prateleiras, maciço de pedra na parte alta do parque. Infelizmente o tempo não ajudou muito, mas foi bem divertido caminhar com chuva e ver como realmente é fácil de se perder naquela região com neblina.

Outro ponto interessante é que em pleno janeiro pegamos 9º C na base das Prateleiras. Para esse passeio contratamos a Gutes Ecological Ride e tivemos como guia o atencioso e prestativo Jerônimo. Alias, essa também foi uma parte bem interessante, pois como havia apenas 5 pessoas para o dia, fomos todos no meu carro e isso ajudou bastante a integração de todos.

Como a chuva não parou no quarto dia, o passeio para o pico das Agulhas Negras foi cancelado e só me restou fazer uma outra trilha de 4×4. Como o nosso guia Jerônimo estava de folga no sábado, fomos fazer uma trilha de Resende à Mauá, passando pela “encantadora” cachoeira da Fumaça além de belos lugares da região.

Domingo, ainda com chuva, foi dia de dar uma relaxada e retornar para Sampa antes do trânsito. Apesar de não ter tido sol o passeio foi excelente e deu para ter uma boa idéia da região e até pensar em retornar para ter boas imagens das Prateleiras e Agulhas.

——-
Serviços

Hotel Chalés Terra Nova
(24)3352-1458

Passeios

Gutes Ecological Ride
(024)387-1125

Jerônimo Luis de Oliveira
(24)9831-4645
jalpini@zipmail.com.br

Leia os Comentarios sobre esta viagem

almir disse:
15/02/2009

gostei do site.

Participe! Comente aqui