EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[RS] São José dos Ausentes

São José dos Ausentes, situado no extremo nordeste do rio Grande do Sul, é o município mais alto e frio do estado. Lá, durante o inverno, a neve é presença freqüente. Sua paisagem, constituída pelos exuberantes ecossistemas naturais dos Aparados da Serra é formado por sinuosas coxilhas, onde exibem-se belas cachoeiras e cascatas que adornam rios de águas puras e cristalinas.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem


Dentro das exuberantes matas serranas, se perfilam as Araucárias, os pinheiros do sul do Brasil que abrigam uma rica fauna nativa. A gralha-azul, a curicaca, o pica-pau, o veado campeiro, o graxaim, o chimango, entre outros, vivem respeitados em seus ambientes naturais.

São Jose dos Ausentes, município onde a preservação ecológica é a tônica da vida em comunidade investe decididamente no desenvolvimento do ecoturismo, com a implantação de pousadas rurais, pesca esportiva, excursões fotográficas, cavalgadas, rodeios crioulos e passeios ecológicos monitorados por guias turísticos especializados da região.

Além de todos esses atrativos ambientais, o turista ou eventual visitante encontrará a farta culinária serrana, que fora o suculento churrasco de galpão, tem delícias como as massas caseiras, o pinhão na chapa, o carreteiro de charque, as compotas, os pães caseiros, o mel das flores silvestres, os queijos e lingüiças típicos da região, tudo servido com a famosa hospitalidade gaúcha. Sem falar da excelente qualidade do ar típico da montanha. Componentes primordiais destes ambientes naturais, ainda preservados, localizados a mais de 1.200 m acima do nível do mar.

Turismo com sabor e clima de montanha

A estrutura turística de São José dos Ausentes beneficia principalmente os interessados no turismo rural e ecológico. O visitante conta com o auxílio da Secretaria de Turismo do Município, que possui uma Central de Reservas especialmente criada para oferecer informações adicionais sobre os preços e disponibilidade de estadia na sede do Município e nas vilas próximas.

O turista tem ainda a possibilidade de escolher o tipo de hospedagem em sua viagens e ecossistemas de Ausentes: seja saboreando o chimarrão e as fartas refeições, servidas ao lado dos fogões à lenha em suas quatro Pousadas Fazendas, com atendimento feito pelos próprios donos; seja aproveitando o conforto das cabanas do Vale das Trutas, com o sistema pesque-e-pague; seja se instalando em dos campings da região para estabelecer um contato mais próximo com a natureza. Tudo isso com um tempero característico da cordialidade gaúcha.

Meu roteiro

A minha passagem por São José dos Ausentes se deu por indicação de meu amigo Paulo Toledo e devo dizer que foi uma grande dica. Realmente tudo que está no texto acima é verdade e pude provar quase tudo em apenas dois dias que estive lá.

Nesta viagem estava com meu amigo Flávio Niran e nos hospedamos na Pousada Fazenda Potreirinhos. Sem dúvida alguma é um lugar maravilhoso, principalmente pela cordialidade do tratamento de seus proprietários: Chicão e Nilda. A hospedagem é feita na própria casa da família num ambiente simples e extremamente aconchegante. As refeições são um show a parte, com bastante diversidade e sabor, tanto no café da manhã como almoço e jantar. Enquanto a Nilda se preocupa com a alimentação o Chicão e seu filho ficam encarregados de mostrar aos turistas as atrações.

Dentre os principais pontos turísticos próximos da Fazenda Potreirinhos e um dos grandes atrativos da região são os rios Silveiras (superior) e Divisa (inferior) que têm um desnível de cerca de 18 m um do outro num ponto onde distam entre si cerca de 10 m. O desnível pode ser melhor observado subindo-se um morro nos fundos da fazenda.

Outro ponto de destaque é o Cânion do Monte Negro, uma vista de deixar qualquer um de boca aberta e que não perde em nada para os cânions de Aparados da Serra e Serra Geral.
Também muito bonito é o Cachoierão dos Rodrigues, uma bela queda d’água que leva o nome dos proprietários, quer seja para fotos ou banho é um belo atrativo. São José dos Ausentes fica a 78 km de São Joaquim, 80 de Bom Jardim da Serra e 36 de Timbé do Sul. Todos os acessos são por estradas de terra que não apresentam grandes dificuldades.

Se estiver com tempo não deixe de conhecer também a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro (fotos acima), dois roteiros imperdíveis nessa região.

Texto: Catálogo da Secretaria de Turismo

Opções de estadia e alimentação

Secretaria de Turismo (54)3234-1100 – Ramal 29
Pousada Fazenda São José do Silveira (54)3234-1100 (recado)
Pousada Fazenda dos Ausentes (54)3234-1042
Pousada Fazenda Potreirinhos (54)9977-3482
Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues (54)3237-1875
Hotel (Pensão) São José (54)3234-1024
Cantina Famiglia Cesa (54)3234-1202

Leia os 18 Comentarios sobre esta viagem

EDINA disse:
09/07/2009

SOU DE TORRES-RS E JÁ CONHECO ESSA CIDADE! AMO MUITO ESSA CIDADE. É LINDA,
DE MAIS.
PARABÉNS PELAS FOTOS

JOSE CARLOS PANATTO CARDOSO disse:
11/07/2009

SOU NATURAL DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, MOREI LÁ ATÉ OS DEZOITOS ANOS, HOJE MORO EM PORTO ALEGRE E BRASÍLIA.

PARAABÉNS, LINDAS FOTOS, É UM PRIVILÉGIO TER NASCIDO NESTA CIDADE, COM PAISAGENS BELAS, QUE TODOS DEVERIAM CONHECDER.

MAIS UMA VEZ PARABÉNS.

ecofotos disse:
12/07/2009

Olá José Carlos
Sim, você é um priviligiado por nascer em um lugar tão lindo e eu também me sinto por ter tido a chance conhecê-la. Já estive á duas vezes e pretendo voltar.
Grande abraço

Sidnei Santos disse:
08/11/2009

Olá josé carlos olha parabéns viu, esse é o tipo de lugar que realmente a pessoa se sente em paz e muito me alegra que existe exatamente aqui no brasil, e bom que temos pessoas como vc que tem o prazer de compartilhar com todos nós, e um dia se Deus me permitir ainda vou conhecer lugar parecido ou ate morar aí.
Fica com Deus amigo xauuuuu

justina disse:
28/02/2010

Lindo esse lugar como gostaria de morar ai quem sab3e depois de me aposentar,,,e um sonho…

SÉRGIO - OURINHOS-SP disse:
04/04/2010

LINDAS AS FOTOS.
SOU PAULISTA, CONHEÇO VÁRIAS CIDADES GAUCHAS, DESDE CANELA, GRAMADO, PORTO ALEGRE, ATÉ O CHUÍ. PRETENDO UM DIA, EM BREVE, CONHECER OS CANYONS DESSA REGIÃO.
ABRAÇOS.

Gilson disse:
19/04/2010

Sou natural desta Cidade Atualmente moro em Caxias do Sul Sempre que posso estou la pescando e curtindo estas belezas que Deus Criou Lindas Fotos Parabems

Carlos disse:
03/09/2010

Oi! José Carlos. Eu e minha esposa estamos querendo ir para esta região, e fazer o trajeto entre São José dos Ausentes e São Joaquim, mas temos receio quanto as condições da estrada, nosso carro é um sedam, Honda Accord, semelhante ao CIVIC só um pouco maior. O que achasda condição da estradapara este tipo de veículo? Abr

ecofotos disse:
08/09/2010

Olá Carlos,
Só uma correção: meu nome é Adilson. Bem, faz alguns anos que não passo por lá, mas se não mudou drasticamente dá para encarar na boa com o Accord. Creio que mesmo com chuva não deve ter problemas pois não tem grandes subidas. Mas se prepara para mais de 200km de terra.

Abs

LUCIANA CESA disse:
29/01/2011

oI
Moro aqui desde que casei e amo este lugar é como estar proximo de Deus! Enfim com asfalto pra chegar aqui acabaram 42 km de chão temos um asfalto lindo enossas estradas do interior são otimas ! Aproveite a passada por aqui e visite o pomar de maçã na cidade Fruticesa maçãs selecionadas e umadelícia! Bjs

Ana disse:
23/02/2011

Olá, não nasci em São José mas morei lá durante cinco anos e sempre que posso estou indo visitar meus amigos que continuam morando lá, sinto muita falta da natureza e das belas paisagens que existem na cidade, morei em uma pousada também por isso sou tão ligada a parte turística da cidade. Essas fotos ficaram maravilhosa…

Douglas disse:
31/07/2011

Olá Adilson!
Vejo que o seu post mesmo sendo de alguns anos atrás ainda atrai muitos olhares! Estive lá a alguns meses e também tive a felicidade de ficar na pousada Fazenda Potreirinhos da Sra. Nilda e do Sr. Chico, muito atenciosos que são fazem a viagem valer ainda mais a pena! Pra quem quer visitar São José dos Ausentes aqui vai o site da pousada da D. Nilda http://www.fazendapotreirinhos.com.br
Parabéns pelo excelente post e pelas fotos!!! Sucesso!

ecofotos disse:
02/08/2011

Olá Douglas
Puxa, muito obrigado pela mensagem e fico muito feliz em saber que eles estão bem e que continuam mantendo o excelente serviço há tantos anos. Valeu pela dica do site, pois naquela época ainda não tinham.
Grande abraço

vagner luis miasso disse:
13/03/2012

Prezado Adilson Boa Noite…!!!
Veja bem o que lhe passo a lhe relatar: Quado eu era criança Eu e meu finado pai passamos pela cidadezinha de São jose dos Ausentes, pois iamos em uma fazenda… não me lembro o nome e nem de quem era …Quando chegamos na cidadezinha e pelas estradas que percorremos ficamos maravilhados com o local. Hoje com meus 48 anos vivo sonhando com esse lugar, tanto que resolvi escrever… pois a minha maior vontade é possuir um pequeno sítio por aí e viver os restos dos meus dias com minha família neste local abençoado,, Eu te digo : Esta região é o verdadeiro paraíso, obrigado pelas fotos belissimas que postou, parabéns para voce, através destas fotos fiquei muito emocionado, acredite !!! tudo de bom meus sinceros e cordiais cumprimentos…Vagner Miasso – Andradina – São Paulo

ecofotos disse:
13/03/2012

Olá Vagner
Puxa, fico muito feliz em saber que minhas imagens puderam significar tanto para voce. Realmente este pedacinho de Brasil é muito especial. Adoro essa região e já estive algumas vezes por lá.
Grande abraço

cecilia disse:
08/07/2012

Bom olá Adilson no momento em que estou escrevendo esta mensagem eu estou em são josé dos ausentes aqui na pousada do seu Domingos e do Ánapio o nome da pousada é pousada fazenda monte negro eu recomendo é mesmo um lugar muito lindo eu venho uma vez por ano aqui beijos!!

Leocir disse:
15/08/2012

Nasci nessa cidade quando era conhecida como “capela dos ausentes”, sai com sete anos e nunca mais voltei. Estou impressionado com a beleza que vi nas fotos. É possível que no final do ano eu finalmente retorne para ver pessoalmente esta beleza.
Resido em Porto Velho/Rondônia

maria souza disse:
28/08/2012

lindas fotos me criei nestas querencias tenho muitas saudedes

Participe! Comente aqui