EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[SP] CANANÉIA/P.E.ILHA DO CARDOSO

Essa viagem foi realizada no 25/01/02 (aniversário de São Paulo) e o local escolhido foi Cananéia com direito a Ilha Comprida e Ilha do Cardoso. Cananéia fica a 258 km de São Paulo pela Régis e a viagem leva de 3,5 a 4h. O nosso grupo era de 20 pessoas e como as fotos mostram diversão é que não faltou.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem


Cananéia: É considerado um dos municípios mais antigos do Brasil embora esteja quase totalmente descaracterizado. A população vive praticamente da criação de ostras e recentemente o turismo para as ilhas está cada vez mais trazendo pessoas para a região.

Ilha Comprida: Como o próprio nome diz a ilha tem cerca de 80 km de extensão e é ligada a Cananéia via balsa (10min) e Iguape através de ponte. Devido a sua extensão e largura é possível transitar de carro e em certos pontos devido ao isolamento deu para fazer algumas acrobacias com os 4×4 e motos.

Ilha do Cardoso: Transformada em parque estadual em 1962, tem 90% de sua área coberta por mata atlântica. Com essas características é um excelente ponto para contato com a natureza rica em espécies animais e vegetais. O acesso à ilha é feito através de Cananéia: escuna – 3,5h ou voadeira (pequeno barco com motor de popa – 1,5h). A ilha possui infra-estrutura bem simples e longas trilhas para os verdadeiros apreciadores da natureza.

Nosso roteiro

Como na Sexta-feira o dia estava nublado a opção foi passeio de carros e motos na Ilha Comprida. Passamos o dia explorando a ilha e colocando os “brinquedinhos” na praia e nas dunas.
No Sábado nossas preces foram ouvidas e tivemos um dia maravilhoso de sol. A opção foi conhecer a Ilha do Cardoso num passeio muito legal de escuna. A paisagem era maravilhosa e cada curva no canal um novo visual era apresentado.

Indo de escuna não sobrou muito tempo para explorar a ilha e só visitamos a praia. Portanto, já tenho planos de retornar numa próxima oportunidade para explorá-la.
No Domingo a idéia foi retornar à Ilha Comprida aproveitando o dia lá e já retornar via Iguape. O dia também estava perfeito e deu para aproveitar cada momento desse incrível lugar.

Leia os Comentarios sobre esta viagem

laercio oliveira de freitas disse:
01/01/2009

Suspeito à comentários à Reserva Mundial da Biosfera,afinal no Brasil, duvidamos que exista outra ilha paradisíaca, tal qual à fantástica Ilha do Cardoso, difícil e chuveiro com água mineiral(…) caiçaras, gente muito amável e prestativa, vc chega ao trapiche do Marujá,alguém aparece para ajudá-lo carregar as “traquizumbas” sem saber onde vc vai se instalar, vc pode levar sua mega-barraca, uma mini-cozinha, vai pagar a taxa de fixação da barraca em acréscimo servem o banheiro e não esqueça de levar saco de lixo e uma máquina fotográfica, nada se tira da Ilha, somente fotos e, deixa a saudade(…) e todo cansaço das lides arduas…, Tks, Laércio Freitas, de Campinas.SP.

Participe! Comente aqui