EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[SP] São Luiz do Paraitinga

SL Paraitinga 2013-05-028Aproveitando o retorno de férias para São Paulo, decidimos (eu e minha esposa) dar uma passada em São Luiz do Paraitinga e ver como está esta encantadora cidadezinha após a enchente de janeiro de 2010, que praticamente a destruiu. São Luiz do Paraitinga fica na rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté à Ubatuba e é considerada uma das 29 estâncias turísticas do estado.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Para nossa surpresa, ela esta praticamente  toda reconstruída e restaurada, tendo ainda algumas construções no centro histórico que ainda estavam em obras. A igreja matriz, que foi totalmente destruída também está em construção.

Um fato que chamou a atenção é que praticamente todas as construções do centro histórico estão com pinturas novas e bem coloridas, dando assim uma boa impressão aos visitantes. Pudemos conversar com algumas senhoras que nos relatam os momentos de tensão e horror que a população passou durante a enchente. Apesar da gravidade da mesma, onde praticamente todas os sobrados do centro foram totalmente encobertos pela águas, não houve mortes. Como elas mesmo relataram devido a solidariedade das pessoas não atingidas, dos voluntários de outras cidades, do trabalho da equipe de rafting, dentre outros, colaborou para evitar um mal maior e para o rápido retorno a vida após o desastre.

 

SL Paraitinga 2013-05-022A igreja de Nossa Sra. das Mercês que também foi totalmente destruída está novinha em folha e restaurada com esmero. Ao lado da igreja está uma placa com 3 fotos dela: como era antes, como ficou destruída e como está agora restaurada. Impressionante o trabalho de restauração.

Uma obra importante e que está em reforma é a casa do ilustre Oswaldo Cruz, nascido na cidade em 5/08/1872. Apesar da casa não estar aberta a visitação, pudemos conhecer o bosque que pertence ao quintal da casa. Impressionante seu tamanho e a beleza das enormes arvores em seu interior.

SL Paraitinga 2013-05-103Como chegamos sem agendamento, fomos procurar uma pousada pessoalmente. O que não contávamos é que chegamos justamente na quinta-feira antes da festa do divino Espírito Santo no final de semana. Resultado: todas as pousadas estavam lotadas para o final de semana. Desta forma ficamos apenas uma noite, mas deu para conhecer e fotografar a cidade e seus principais atrativos.

Nossa opção de estadia  foi a Pousada Primavera, que recomendamos. Fomos muito bem atendidos pela proprietária Ana, além de ter um espaço amplo e muito agradável.

Dicas

  • Vale a pena subir de carro até as antenas de celulares para visualizar a cidade do alto.
  • Uma boa sugestão de restaurante é o Cantinho dos Amigos.

Serviços

Pousada Primavera

Participe! Comente aqui