EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[BA] Trekking do Descobrimento

sul-bahia-018Esta viagem é um dos roteiros mais procurados da PISA Trekking e ocorre todos os anos na semana entre o Natal e o réveillon. Este maravilhoso roteiro fecha o ano com chave de ouro e deixa para traz todas as preocupações do ano que se encerra.

Trata-se de um trekking pelo litoral no sul da Bahia num total de 80 km percorridos em 5 dias. O trekking começa em Cumuruxatiba e termina em Trancoso, um dos locais mais charmosos do litoral baiano. Caminha-se em média 5h por dia deixando tempo suficiente para curtir a praia ou simplesmente descansar numa rede no final de tarde.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Para maior integração do grupo com a natureza as pernoites são nos mais belos campings do litoral brasileiro. O transporte de São Paulo à Itamaraju é em ônibus leito (dois andares) com muito conforto numa viagem de cerca de 25 horas. Este tempo  é muito bem aproveitado, quer seja descansando na parte superior ou jogando cartas na sala social no andar de baixo. De Itamaraju à Cumuruxatiba a estrada é de terra e o transporte é feito em ônibus de linha exclusivo para a PISA Trekking numa viagem que dura pouco mais de uma hora.

1º dia – Cumuruxatiba – Barra do Cahy

sul-bahia-039Nosso grupo era composto por 19 pessoas tendo o Daniel, Mariana e Guto como guias. Dois deles sempre acompanhavam o grupo e o terceiro seguia com o carro de apoio que levava nossas barracas e mochilas com roupas. A caminhada é então feita apenas com uma mochila de ataque (pequena) com água, lanche, câmera, etc.

Chegamos a Cumuruxatiba por volta das 9h e após um delicioso e reforçado café iniciamos os preparativos para o trekking: bastante protetor solar e vaselina nas virilhas, coxas e pés, pois o sol, assaduras e bolhas são os principais problemas que os caminhantes podem enfrentar.

O dia estava excelente com sol, muitas praias, rios e belos visuais. Um dos pontos altos do trecho foi a subida numa das falésias, que propicia belas fotos lá do alto. Após 14 km chegamos à Barra do Cahy por volta das 14h. O camping fica no alto da falésia e cercado por coqueirais. Aproveitei o final de tarde para fotografar o camping, a praia e nosso amigo Marcio, que levou seu Kitesurf e aproveitou os fortes ventos para velejar.

Após o jantar é hora de se reunir ao redor das barracas para bater papo e receber as instruções do dia seguinte.

2º dia – Barra do Cahy – Corumbau

sul-bahia-087Iniciamos o dia de uma forma inusitada: ser despertados pelos galos que começam a cantar bem cedo. Também começamos a tomar contato com a rotina dos próximos dias: acordar, tomar café, desmontar as barracas, passar protetor e vaselina nos pés e coxas e partir para mais um belo dia de caminhada.

Partimos às 10h, pois é necessário planejar a passagem em certos pontos somente na maré baixa. A caminhada seria de 12 km e o dia estava bonito, mas o sol já não era tão forte como o do dia anterior. Pelo caminho mais falésias, rios, pedras enormes e o costumeiro belo visual das praias. Os riachos eram atravessados a pé e os maiores com o auxílio de canoas.

Chegamos por volta das 14h e ficamos numa barraca na praia para descansar e tomar a merecida cerveja. Este camping já ficava um pouco mais distante da praia numa área gramada e com um amplo local para o jantar.

3º dia – Corumbau – Caraíva

sul-bahia-146Mais uma vez os galos nos despertaram e as atividades começaram no camping. Café reforçado, arrumar as coisas e partir para Caraíva que nos aguardava a 19 km. Partimos antes das 9h com um dia encoberto e temperatura agradável para se caminhar. Cerca de 1 hora depois passamos pela Ponta do Corumbau onde paramos para descansar e se hidratar com água de coco enquanto esperávamos a maré baixar. Nesta região está localizada a aldeia de Barra Velha dos índios Pataxós. Crianças e mulheres da aldeia circulam pela praia para vender artesanato.

Após cruzar o rio em canoa seguimos caminhando por mais algumas horas até finalmente chegarmos à badalada vila de Caraíva. Como seu acesso só possível de barco, o transito é apenas de pedestres e carroças-taxis que transportam as malas e mercadorias dos barcos para a vila. Diferentemente dos demais locais, aqui o agito é contagiante e há muitas opções de bares e restaurantes. As ruas são de areia onde muitos turistas, inclusive estrangeiros, desfilam o dia todo. O camping também é mais movimentado e perdemos a exclusividade que tivemos nos anteriores. Aproveitei o final de tarde para remar de caiaque no rio Caraíva vendo de perto os manguezais.

Após o jantar a opção foi curtir um barzinho com MPB enquanto se aguardava o forró do Ouriço começar às 23h. O forró varou a madrugada fazendo-nos esquecer do cansaço do dia.

4º dia – Caraíva – Praia do Espelho – Curuípe

sul-bahia-202O dia começou um pouco mais tarde com um café da manhã nota dez. Na volta ao camping era hora de desarmar as barracas e reiniciar os cuidados com o corpo. Neste dia tivemos que esperar um pouco mais, pois várias pessoas do grupo estavam com bolhas nos pés e os guias tiveram um trabalho adicional.

O trajeto do dia seria de 10 km e logo de início cruzamos o rio Caraíva de canoa e iniciamos o trekking. O dia seguia encoberto e prometia chuva. Por volta das 12h fizemos uma parada para lanche e após este ponto a chuva nos acompanhou até o destino. A subida de uma das falésias do percurso se tornou escorregadia devido à chuva e a foto lá de cima não conseguiu captar a beleza do local devido ao mal tempo.

Chegamos ao camping por volta das 14h e muitos já ficaram no bar da praia. O local era bem sossegado e praticamente só nosso grupo estava acampado. O jantar foi servido no bar da praia e para animar a noite tivemos a companhia de uma dupla tocando violão e cantando para o grupo.

5º dia – Curuípe – Trancoso

sul-bahia-249Desta vez o despertar foi novamente inusitado: fomos despertados por um papagaio de um dos moradores do camping. Após o café, desarmamos as barracas e mais uma vez partimos. Hoje, porém, a chuva já começou cedo e saímos com as capas. O trecho de hoje seria o mais longo do trekking, 19 km até Trancoso e sempre intercalando areia batida, fofa e pequenos córregos a serem cruzados. Poucas horas depois a chuva passou e o caminhar ficou mais prazeroso.

A chegada em Trancoso foi às 15h e mais uma vez celebrada com cerveja e petiscos numa barraca na praia. Apesar de Trancoso ser bem agitada nosso camping estava bem posicionado num local tranqüilo e dedicado ao nosso grupo. Para ajudar ainda as barracas foram montadas sobre um gramado e ao redor de um enorme toldo, propiciando assim uma área muito confortável e com sombra para o grupo.

Como era noite de réveillon alguns foram descansar para agüentar a longa noite. O jantar foi numa pizzaria e em seguida fomos para o quadrado para aguardar a virada e ver a queima de fogos. Este foi um dos grandes momentos da viagem, por estarmos em boa companhia e num local maravilhoso.

Parte do grupo que ainda estava no pique foi para uma balada para iniciar o ano dançando em alto astral.

Dia do retorno a São Paulo

Bem, pela última vez a rotina se repetia com uma pequena alteração: excelente café da manhã, desarmar as barracas, passear por Trancoso e após o almoço iniciar a viagem volta à Sampa.

Aproveitamos a manhã de sol para passear e fotografar o quadrado com suas casinhas coloridas e o belo visual da praia.

Terminamos a viagem com a certeza de ter aproveitado muito cada minuto, ter feito novas amizades e ter tido a chance de conhecer locais maravilhosos.

:::

Confira o audiovisual dessa viagem

Dicas do autor

A PISA fornece todas as dicas para esta viagem, mas vale ressaltar as principais:

Os maiores perigos desse trekking são o sol, assaduras e bolhas. Portanto, muito protetor solar, usar vaselina sólida nas virilhas e coxas e monitorar os pés constantemente. Ao primeiro sinal de bolhas pare e coloque esparadrapo para proteger a pele.

Leve um agasalho leve, pois mesmo sendo dezembro pode fazer um friozinho à noite na barraca;

O isolante inflável é mais caro, mas oferece maior conforto na barraca.

Um travesseiro inflável propicia uma noite mais confortável também.

Também vale a pena ter uma capa de chuva. As do tipo poncho são ideais, pois também protegem a mochila.

Serviços

PISA TREKKING Viagem e Turismo

Tel (11) 5052-4085

Leia os 5 Comentarios sobre esta viagem

Rosely disse:
11/03/2011

OI tudo bem?
Fazia tempo que eu não visitava sua página.
Está um arraso!
Beijos
Rosely

ecofotos disse:
17/05/2011

Olá Mana

Valeu pela visita. Sempre tenho novidades. O Nepal já está disponível.

Beijos

Marcos Jeronimo disse:
08/09/2013

Olá Adilson, tudo bem?
Parabéns pelo relato, fotos e pela viagem!
Devo fazer este trekking no fim do ano de forma independente e tenho algumas dúvidas. Se puder me ajudar, meu muito obrigado desde já.
I. Todos os campings que vcs ficaram possuem estrutura? Banheiros, restaurantes etc…? Fiquei com esta dúvida principalmente no de Barra do Cahy.

II. Nos rios onde não era possível atravessar a pé, havia sempre algum canoeiro para fazer a travessia?

Muito obrigado.
Marcos Jeronimo

Admin disse:
08/09/2013

Olá Marcos
Primeiramente, muito obrigado pela visita e mensagem.
Sim, os campings tem estrutura de banheiros e restaurantes. Apenas não sei dizer se estão sempre funcionando, pois como fomos através de um pacote, os guias já tinham tudo preparado.
A maioria passamos a pé mesmo e nos que não davam pé, tinham os canoeiros sim.
Você vai adorar essa viagem, muito boa.

Abs

Marcos Jeronimo disse:
09/09/2013

Olá Adilson!
Muitíssimo obrigado pelas informações.