EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

Uruguai – De Colônia de Sacramento a Chuí de carro

Esta viagem fez parte das ferias de Agosto/2007 onde em 20 dias eu e minha esposa percorremos 5.150 km desde São Paulo passando por Foz do Iguaçu, Argentina, Uruguai e retornando por Chuí no sul do Brasil. No Uruguai conhecemos Colônia do Sacramento, Montevidéu, Punta del Este e Chui.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

Nossa experiência no Uruguai foi excelente e embora seja um país pequeno sua gente é muito acolhedora e hospitaleira. Com uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes o país está bem estruturado e suas estradas e serviços são bons. Sem falar na qualidade dos vinhos e queijos. Outro grande atrativo para os brasileiros é o câmbio favorável para compras, principalmente de roupas de inverno.

Dia 1 – Colônia de Sacramento

Após cruzarmos o rio da prata no buquebus, chegamos a Colônia às 13:30h e após trocar dinheiro fomos para um posto de informação turística. Já com as dicas da cidade saímos em busca de um hotel e já demos uma volta de carro pela parte histórica.

Após varrer alguns da lista decidimos ficar na Pousada Plaza Mayor dentro da área histórica. Em seguida fomos almoçar no Drugstore. No restante da tarde caminhamos pela cidade tirando fotos e curtindo um fim de tarde delicioso. Apesar do frio o dia estava lindo e como não havia vento estava super agradável. A noite saímos para jantar no restaurante em frente a pousada.

Colônia é uma cidadezinha incrível, muito pitoresca e charmosa. De certa forma lembra Parati quer seja pelas ruas de paralelepípedo ou pela tranqüilidade. Para quem estiver sem carro é possível alugar motonetas ou pequenos carros para conhecer a cidade. Mas é possível conhecer tudo em um dia apenas caminhando tranquilamente.

Dia 2 – Colônia – Montevidéu

Após um despertar sem pressa e um excelente café da pousada fomos passear pela cidade. Antes de partir para Montevidéu fizemos um tour de carro pela cidade e passamos pela praça de los toros. A próxima parada foi no Colônia shopping onde fizemos algumas compras de jaquetas super em conta. A viagem para Montevidéu foi super tranqüila e chegou a ser monótona devido a falta de movimento e curvas. A estrada é bem conservada há apenas dois pedágios neste trecho.

A chegada em Montevidéu foi super tranqüila e após fazermos um tour procurando um hotel decidimos perguntar para um táxi que acabou nos guiando até o hotel Four Points do grupo Sheraton. Apesar de caro, valeu a pena pelo conforto e serviços oferecidos. Saímos em seguida para tomar um café na parte histórica da cidade. Estranho, pois tudo estava fechado e acabamos indo para o shopping L

Montevidéu é uma cidade muito curiosa e nos remete há várias décadas atrás. Há um predomínio de construções estilo europeu com muitos monumentos e estátuas espalhadas pelas praças. A cidade também é bastante arborizada e o trânsito é muito tranqüilo, pois a capital tem apenas 1,5 milhão de habitantes.

Dia 3 – Montevidéu

Hoje amanheceu chovendo e foi uma tremenda frustração. O dia demora muito para clarear e as 8:15h ainda estava escuro. Acabamos ficando no hotel vendo TV e descemos pro café lá pelas 9h. Como estávamos sem programação acabamos aceitando a sugestão da hoster para conhecer uma fábrica de couro. Aproveitamos que a chuva diminuiu e fomos passear na zona central até o mercado municipal. No período da tarde fizemos um city tour e foi ótimo pois tivemos uma excelente visão de Montevidéu. Como o tour acabou muito tarde decidimos pernoitar mais um dia na capital e aproveitei para degustar uma garra inteira de Don Pascual.

Dia 4 – Montevidéu – Punta del Este

Saímos do hotel quase 10h e depois de uma pequena dificuldade acabei achando a saída correta para Punta. A viagem foi tranqüila e no caminho paramos num supermercado para comprar vinhos, chá e alfajores. Também aproveitamos e entramos em Piriapolis, uma cidade simpática, porém para nossa surpresa estava praticamente deserta. Subimos num cerro de onde se avista toda a cidade e o porto. Após o almoço seguimos para Punta de Este.

Após a tradicional parada no posto de informação onde conseguimos o mapa da cidade e algumas dicas, nos dirigimos ao centro onde num posto específico de informações de hotel conseguimos uma excelente dica do hotel Jean Clevers, que devido a baixa temporada oferece um pacote com duas noites para casal, com uma refeição inclusa por US$ 160. Valeu a dica e foi a nossa chance de ficar num hotel 5* por preço de 3. Na seqüência saímos para fotografar o hotel e fazer uma caminhada pela península. A caminhada foi bem longa e jantamos no próprio hotel aproveitando a promoção.

Punta é uma cidade muito movimentada no verão, mas no inverno estava praticamente vazia em agosto. O tempo estava bom neste dia, mas o frio e vento inviabilizavam qualquer idéia de praia. Mesmo o comercio estava parcialmente fechado e todas as lojas fechavam cedo.

Dia 5 – Punta Del Este

Bem, como a previsão havia dito, o dia amanheceu chovendo e frio. Após um café preguiçoso saímos de carro para conhecer a seqüência de praias do lado norte. Praia Brava, La Barra e fomos até Santo Inácio. Apesar do mau tempo até que consegui algumas fotos para recordação. Na volta fomos para Punta Ballena e visitamos a incrível Casa Pueblo, onde o artista Carlos Paez Vilaró vive e mantém uma exposição permanente. Incrível a construção, sua história e marca que deixou no mundo todo por onde pintou, esculpiu, construiu.

Fizemos um lanche lá mesmo e na seqüência com abertura do tempo formos para o porto fotografar os lobos marinhos. Reencontramos o Inácio, guia do city tour de Montevidéu e depois fomos fotografar o monumento dos dedos na praia. Infelizmente devido ao mau tempo as fotos e nossa estada em Punta não foram tão expressivas. Vale a pena pensar em um retorno durante o verão mas fora da temporada, pois os preços e o movimento são abusivos.

Dia 6 – Punta – Pelotas

Hoje foi dia de deixar o Uruguai. Acordamos 7:30h e após o delicioso café do Jean Clevers partimos em direção a La Paloma, passando por San Carlos. La Paloma parece ser um excelente balneário também, mas como todos os outros lugares que passamos estava completamente deserta. Ainda pelo caminho passamos por Rocha e Punta Del Diablo, esta última também bastante vazia. Ao passarmos em Chuy como já prevíamos a aduana Uruguaia mal pegou nossos documentos e nos liberou e na brasileira nem nos pararam.

Aproveitamos e paramos para almoçar em Chuy e fazer compras no Free shop. Muito atraente os preços dos perfumes, vinhos, produtos uruguaios, como doce de leite, embutidos, etc. Partimos já atrasados e praticamente pegamos chuva até Pelotas. A passagem pelo Taím, região alagada onde a estrada é elevada e há uma enorme quantidade de aves. Chegamos a Pelotas ao cair da noite e nos hospedamos num hotel simples só para pernoitar.

:::

Confira o áudiovisual dessa viagem


Demais trechos desta viagem:

Leia os 22 Comentarios sobre esta viagem

Sydney Farias da Silva disse:
31/12/2008

Apreciei imensamente o relato e o adiovisual.Minha mulher e eu pretendemos viajar a alguns dos pontos visitados por vocês, nos próximos dias. Moramos em Porto Alegre e pretendemos ir à Colônia do Sacramento. Obrigado pelas informações.

Sydney

jima disse:
20/06/2009

Amei seus escritos e as fotos. É simplesmente masravilhoso quando se tem algúem para viajar, compartilhar, aproveitar, os momentos maravilhosos que a vida nos presenteia. Estou torcendo que você faça mais viagens com a sua amada e compartilhe conosco. Um grande abraço no casal aventureiro.

ecofotos disse:
20/06/2009

Olá Jima
Muito obrigado pela visita e pela amável mensagem. Realmente estar de bem com a vida e poder viajar para conhecer os maravilhosos lugares que o mundo nos proporciona é fantástico.
Abraços

francisco disse:
27/10/2009

parabens pelo relato e pela dedicação de compartilha-los com outros. Pena que passaram rápido pela minha cidade , Pelotas, temos lindos predios históricos , uma praia da maior laguna do mundo e tradicionais doces. Fica para a próxima. Parabens.

ecofotos disse:
28/10/2009

Olá Francisco

Obrigado pela visita e pela mensagem. O interessante é que Pelotas marcou nossa viagem, pois a embreagem do nosso carro quebrou quando saíamos do hotel para conhecer a cidade. E o pior que tivemos que ir guinchados até Porto Alegre numa concessionária Nissan 🙁
Mas certamente retornaremos.
Grande abraço

Julio Cesar disse:
25/01/2010

Parabéns pelo relato , estou me programando para esta viagem a algumm tempo , exatamente o vosso trajeto de carro , ja estive em Punta, Montevidéo , buenos Aires , foz , mas foi aéreo, Agora tenho a certeza de ir no mes de junho , voces contribuiram bastante e deu animação
Valeu

ecofotos disse:
25/01/2010

Olá Julio Cesar
Legal, bom saber que nosso reteiro inspirou vocês. Realmente foi uma viagem muito gostosa. Qualquer coisa é só nos escrever.
Grande abraço

Ricardo disse:
01/05/2010

parabens pela viagem e pela documentação que estimula aqueles que pretendem viajar. Viajei com meus pais e irmaõs em 1968 a bordo de um possante DKW ,fomos de São Paulo a Porto Alegre, Chui ,Montevideo,Colonia e B.Aires.
VOces me deixaram muito saudoso, agora eu minha esposa e filhos viajaremos p Argentina e Uruguai e chamei a todos para compartilharem sua esperiencia.
Felicidades ao casal e que tenham outras [inumeras] oportunidades de viajar conhecendo outros costumes e culturas.

ecofotos disse:
01/05/2010

Olá Ricardo
Sempre é um prazer receber mensagens como a sua. Legal saber que nossas viagens estimulam outras pessoas a viajar também.
Sucesso na nova viagem e um grande abraço

GILVAN ALVES DE LIMA disse:
26/07/2010

amigo muito interessante seu relato pretendo faser o mesmo trajeto saindo de brasilia sabe me informar se a ponte que liga uruguaiana a argemtina está funcionando? obrigado

andre luiz disse:
26/07/2010

parabens!!!! O DEUS dá vida conduza vc’s por todas estradas da vida. Abraços missionários da igreja metodista no rio grande e chuí,qundo voltarem venha tomar um delicioso café,somos cariocas em solo gaúcho. até breve…

ecofotos disse:
28/07/2010

Olá Andre
Obrigado pela visita e pela mensagem.
Grande abraço

ecofotos disse:
28/07/2010

Olá Gilvan
Obrigado pela visita. Infelizmente não sei. Na época que fui estava normal. Tente ver com a polícia rodoviária da região.
Abraços

severino disse:
12/05/2011

Gostaria de saber qual omelhor período para conhecer Colocia do Sacramento, estou muito interessado em fazer essa viagem.
Obrigado,
Severino

ecofotos disse:
19/05/2011

Olá Severino
Desconheço se há um melhor período. Eu recomendo evitar junho à agosto devido ao frio.
Abs

cumulus disse:
17/08/2011

ola, quero dar os parabens pela sua viagem, achei seu roteiro muito bom, ja fui a buenos aires 2 vsz de aviao, agora pretendo ir de moto. So uma coisa nao ficou claro pra mim no seu audio visual, como vcs atravessaram o carro de vcs de \Buenos aires pra o Uruguai, pelo q vi, foram de barco, hehe, bom, se purder me dar essa dica, ficaria grato, e de novo, parabens!!! muito bom.

ecofotos disse:
31/08/2011

Olá Cumulus
Primeiramente obrigado pela visita e msg. Sim, cruzamos de barco (buquebus) até o Uruguai e de lá voltamos ao Brazil por Chuí. REalmente foi uma excelente viagem, muito legal .

grande abraço

Thaissa disse:
27/02/2012

Adilson, maravilhoso o seu relato, que inspirou a mim e meu esposo, pois adoramos uma aventura! Obrigada por compartilhar com todos suas maravilhosas experiências!
Abraço em você e sua esposa,
Thaissa

ecofotos disse:
02/03/2012

Olá Thaissa
Como costumo dizer: são comentários como o seus que me motivam continuar postando minhas viagens. Valeu pela mensage.
Grande abraço

alcinei duarte disse:
30/04/2012

Nos sentimos previlegiados por ter conhecido vcs.
Esperamos velos em breve.Hoje assistimos o video que vc.fez aqui na lagoa,maravilhoso ficamos bobos com a qualidade Parabens.
Abraços Bel e Nei

ecofotos disse:
29/05/2012

Olá Nei e Bel
Puxa, somente agora vi a msg de voces. Também adoramos conhecê-los e esperamos voltar em breve para Floripa.
Grande abraço

Ana Paula disse:
12/08/2012

Estou fazendo a mesma viagem, só que sai de Florianópolis e indo ate o Chile , hoje estamos em colonia de sacramento , estou encantada com o lugar.Amanha estamos indo de balsa p buenos Aires e depois bareloche. Viagem muito tranqüila , vale muito a pena.

Participe! Comente aqui