Essa região é uma daquelas que não dá para se ir apenas uma vez, prova disso é que só esse ano foi minha quinta viagem para a região de Itamonte – MG.
Nesta vez, especificamente, escolhi a Pousada Fragária, que leva o mesmo nome da região onde fica. São 35 km por estrada de terra a partir de Itamonte – acessível para carros passeio, ou 20 km pela mesma entrada do Parque de Itatiaia, onde a estrada é mais indicada para veículos 4×4. A região é lindíssima e da estrada é possível avistar a seqüência quase sem fim de morros e serras.
Fragária – Confira O álbum De Fotos (mostrando 30 De 58 Imagens)

O local é propício para a prática de caminhadas, cavalgadas, mountain bike e off-road. Um dos grandes atrativos é a proximidade do Parque Nacional de Itatiaia, onde os principais atrativos são os maciços de Prateleiras e Agulhas Negras, além de várias caminhadas como, por exemplo, o vale do Aiuruoca.
A pousada é dividida em duas partes: a inferior, que fica ao lado rio Aiuruoca, tem o próprio rio e suas cachoeiras como atrativo. A superior, que é vizinha, tem a paisagem como atrativo, pois fica num ponto mais alto do morro.
Dia 1 – Explorando a pousada
Para evitar o stress de sair de São Paulo com trânsito optamos por sair de madrugada e chegamos na pousada por volta das 10:30h da quinta-feira.
Aproveitamos o final da manhã para arrumar as coisas e explorar a área das pousadas. Fomos até o rio Aiuruoca onde poucos tiveram coragem de entrar em suas águas, pois mesmo com água até o joelho dava para sentir o frio doer nos ossos.
Após o almoço tardio, um passeio de Jipe para reconhecimento da região e já planejando o dia de amanhã.
Ao cair da tarde, nada mais relaxante que uma sauna à lenha. Enquanto se espera o jantar começa rolar o entrosamento entre os outros grupos da pousada e surgem mais opções de passeios.
Dia 2 – Subindo as Prateleiras no P.N.de Itatiaia
A programação do dia seria caminhada até o maciço das Prateleiras. Contratei previamente o Sérgio, um guia da região. Como o dia estava simplesmente maravilhoso e devido ao feriado, o parque estava lotado. Muita gente que chegou na portaria após as 10 h, já não pode mais entrar.
Caminhamos até a base das Prateleiras e ali os grupos se dividiam, muitos ficaram na base curtindo o visual enquanto outros encaravam a difícil subida pelas pedras até o topo, onde o visual vale o sacrifício. Para os mais dedicados, vale a pena assinar o livro de visitantes que fica guardado dentro de uma caixa no ponto mais alto.
O retorno foi congestionado, pois há pontos onde só passa uma pessoa por vez e ainda havia alguns grupos subindo. No retorno à pousada, mais uma sauna para tirar a dor das pernas e porque não tomar um bom vinho enquanto se espera o jantar ser servido. Nessa noite conhecemos um grupo que tinham um telescópio e pudemos observar Júpiter. Mas mesmo sem telescópio o céu estava maravilho, típico de noites frias de inverno.
Dia 3 – Explorando entornos da pousada
A opção do grupo nesse dia foi uma caminhada num dos morros ao redor da pousada de onde se tem uma vista panorâmica da região, além de passar por duas belas cachoeiras no caminho de volta.
Embora parecesse tranqüila, a caminhada foi bastante cansativa e só retornamos por volta das 16h. De seu ponto mais alto é possível avistar o maciço de Agulhas Negras e a Pedra do Altar. Para nos guiar contratamos o Anderson, filho do Otávio, dono da pousada.
Dia 4 – Descanso e retorno para Sampa
Como já era previsto, no último dia bate uma preguiça no pessoal e alguns preferiram ficar na pousada curtindo preguiçosamente o domingo. Mas como não podia deixar de aproveitar um dia de sol. Convidei o Anderson para nos guiar numa trilha de jipe até a cachoeira do Rio Grande. Um passeio maravilhoso passando por estradinhas de terra com um visual surpreendente em alguns pontos. O caminho foi anotado em GPS, pois certamente voltarei lá para fazer o trajeto de mountain bike.
Após o almoço arrumamos as malas e voltamos para São Paulo com a certeza de mais um feriado bem aproveitado na companhia de boas pessoas e num lugar especial.
——
Serviço
Pousada Fragária
(35)3366-1443 reservas
(35)3363-1381 recados
Caixa Postal: 15
CEP 37466-000
Itamonte – MG