Situada a apenas 60 km de São Paulo e com fácil acesso pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, São Roque é uma excelente opção de lazer para toda a família. A história de São Roque começa em 1657 quando de sua fundação pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros que se estabeleceu com sua família às margens dos córregos Carambeí e Araçaí. Mas tarde, em 1832, São Roque foi elevada a condição de vila e em 1864 tornou-se município.
São Roque – Confira O álbum De Fotos (mostrando 30 De 77 Imagens)
Em 1990, devido ao seu grande potencial histórico, artístico, ecológico e cultural, foi transformada em Estância Turística. Com pouco mais de 67 mil habitantes, o município é um dos poucos no estado que tem 40% dos 308 km2 do território municipal ainda coberto por mata atlântica. Isto é facilmente percebido ao se deslocar para os sítios, pousadas e as próprias vinícolas ao redor do município.
São Roque está intimamente ligada a vinicultura e este vínculo se deu em três grandes fases em sua história. A primeira ocorreu em meados do século XVII quando Pedro Vaz de Barros, o fundador, ao estabelecer sua fazenda no centro do Vale do Carambeí, além da pecuária e da agricultura de subsistência, plantou trigo e pode seguramente ser considerado o primeiro vinhateiro de São Roque. Porém, misteriosamente os vinhedos desapareceram nos próximos duzentos anos sem deixar qualquer tipo de informação histórica.
A segunda fase iniciou-se em 1880 graças a iniciativa quase simultânea de três pioneiros: o lavrador José Casali, o engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana Dr. Eusébio Stevaux, francês de origem, e o sanroquense Antonio dos Santos Sobrinho. Dos três, apenas o Sr. Casali se dedicou à vinicultura com fins comerciais, mas todos eles tiveram seguidores.
O município apresentava condições ideais para a cultura da vinha, mas os métodos empregados na vinicultura eram os mais empíricos, pois os que a este ramo se dedicavam, seguiam preceitos muito antiquados, conforme haviam aprendido de seus antepassados, e sem nenhum apoio dos poderes públicos.
O cultivo da vinha, de fins do século XIX, até a primeira década do século XX, foi se desenvolvendo lentamente.
A partir de 1926, começou a adquirir grande impulso o que se considera tratar da terceira fase da vinicultura em São Roque. Em 1934 se iniciou a produção de maneira racional e científica. Essas medidas trouxeram considerável impulso à indústria vinícola e a produção foi aumentando ao mesmo tempo em que se aprimorava a qualidade.
Atualmente existem sete tipos de uva sendo exploradas comercialmente no município: Niagara, Branca, IAC 138, Isabel, Seibel, Bordô e Cabernet. Um fato curioso é que apesar da boa produção de vinhos os sucos não são produzidos no município e sim trazidos da região sul. Isso se deve ao fato que a preparação do suco deve ocorrer no máximo 5 horas após a colheita da uva e devido à pequena produção do município isso não é possível.
Com o intuito de divulgar o potencial turístico da cidade, foram criados diversos roteiros que facilitam a vida do turista na localização dos atrativos.
Roteiro do vinho
O roteiro do vinho oferece através da Estrada do Vinho, o acesso a maioria das vinícolas onde é possível conhecer e degustar vinhos e sucos além de queijos, doces, etc. Em algumas ainda é possível conhecer a área de produção vendo os tonéis, engarrafamento e acervo de máquinas antigas na produção do vinho.
Além das vinícolas um ponto de destaque são os restaurantes, em especial o Vale do Vinho (na vinícola Goes) e a Cantina da Tia Lina que oferecem deliciosas massas.
Roteiro da Raposo
O roteiro da Raposo foi recém lançado e integra empreendimentos que se encontram do km 46 ao km 60 da Rodovia Raposo Tavares, com diversas opções de gastronomia, hospedagem, Day – use, produtos típicos e o Museu de Cera com peças de personagens da história do Brasil – de Pedro Álvares Cabral ao Presidente Juscelino.
Um destaque no roteiro é o Centro Hípico São José, onde o proprietário, José Eduardo Amaral e sua família cuidam de tudo. A hípica oferece aulas de equitação, cavalagadas pela região, hospedagem, doma e treinamento além de equoterapia. O objetivo do José Eduardo é oferecer diversão para toda a família que deseje passar o dia ou o final de semana na cidade.
Outro ponto de destaque no roteiro é a pousada Casa de Vargas. Possuindo 14 amplos chalés e uma área para convenções, a pousada oferece uma excelente infra-estrutura quer seja para um final de semana com a família como para convenções empresariais. O restaurante oferece as delícias da cozinha mineira.
Para relaxar e esquecer os problemas o pesqueiro Taipas de Pedras oferece a solução. Com vários lagos e diversidade de peixes é possível passar o dia tranquilamente pescando. Oferece o sistema pesca e solta e para quem desejar levar sua pescaria pode pagar por quilo.
Roteiro do Centro
O Roteiro do Centro conta com a matriz de São Roque, inaugurada em 1837 com linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte, bem como seus vitrais em estilo mosaico. Esta é a maior igreja dedicada a São Roqueno Brasil. Outra atração é a igreja de São Benedito que foi construída por escravos em 1855 e apresenta um estilo tosco típico da época à base de taipa de pilão.
Outra grande atração deste roteiro é a Brasital, onde os galpões de uma indústria têxtil construída em 1890 pelo Comendador Enrico Dell´Acqua foram recentemente restaurados pela prefeitura transformando-se num importante centro de laser e cultura. Ali funciona o museu Darcy Penteado, em homenagem ao importante artista sanroquense que muito contribuiu para o destaque do município no mundo das artes, inclusive fora do Brasil. O museu conta com uma exposição das obras do artista que viveu de 1926 a 1987. Parte de sua vida morou na França e Itália onde retratou várias personalidades. Apesar de sua grande versatilidade como pintor ele pode ser considerado essencialmente um desenhista.
O roteiro da Tachaquara está na zona rural do município e oferece hotéis, pousadas e em breve terá um campo de golfe. O roteiro do Saboó ainda está em desenvolvimento.
Ski Mountain Park
Para os que procuram mais adrenalina, São Roque oferece o Ski Mountain Park. Localizado a cerca de 1000 m de altitude o parque oferece uma vasta gama de atividades tais como pista de ski, tobogã, circuito radical (alpinismo, rapel e tirolesa), moutain bike, paintball, teleférico, play ground, trilha ecológica, arco e flecha e passeios a cavalo.
O grande atrativo do parque são as pistas de ski. Montadas com mantas de polietileno oferecem um deslizamento semelhante ao da neve com a vantagem de poderem ser utilizadas o ano todo. Existe uma pista de 100 m de extensão utilizada para treino e a pista principal com 400 m utilizada por quem já domina o esporte. O parque também conta com restaurantes, lanchonetes, sorveteria, lojas de artesanato e uma grande área verde para diversão da família.
Dicas
- São Roque é uma cidade para ser visitada várias vezes, pois é impossível ver tudo num único final de semana.
- Não deixe de provar os deliciosos pratos de massa sempre acompanhados de um bom vinho.
- Não deixe de provar também a alcachofra que é encontrada o ano todo e servida de diversas formas.
- Venha com sua família, pois São Roque oferece programação para todos.
Serviços
Agradeço ao Celso Ribeiro da Divisão de Turismo da Prefeitura de São Roque que nos acompanhou em todos os passeios e a todos os abaixo relacionados que de alguma forma contribuiram para a elaboração desta matéria.
Hotel Cordialle
Rua Sotero de Souza, 500
11-4784-9500
Pousada Casa de Vargas
Rod. Raposo Tavares Km 48 – Monte Verde
11-4714-0016 / 1135
Pesqueiro Taipas de Pedras
Rodovia Raposo Tavares Km 47 – Taipas de Pedras
11-4714-0549
Centro Hípico São José
Rod. Raposo Tavares Km 46,5
11-4714-0083 11-9996-3005
Vinícola Bella Autora
Rod Raposo Tavares Km 56,5
11-4714-1000
Restaurante Vale do Vinho
Vinícola Goes – Estrado Vinho Km 10
11-4711-1720
Fazendinha – Doces Santa Adélia
Sítio Santa Adélia – Canguera
11-4711-1556
Casa D’Irene Artesanato
Estrada da aeronáutica, 1155 – Alto da Serra
11-4714-2505