Sobre mim

 

O objetivo desse blog é ser um álbum virtual das minhas viagens desde 1997.  Em cada uma delas, tento passar um pouco do que vivi. Espero que goste e volte sempre para ver as novidades.
Para conhecer meu trabalho como fotógrafo profissional, visite meu novo site www.adilsonmoralez.com.br

Contato
E-mail:
adilson@ecofotos.com.br
(c) Ecofotos, 2017, Fotografia

O objetivo desta página é divulgar a viagem de férias realizada por mim, minha esposa e uma família de amigos durante os meses de dez/05 e jan/06. Foram 15 dias conhecendo a maravilhosas região dos lagos no Chile e Bariloche. Essa região fica entre Santiago e Puerto Montt e abaixo estão os destinos em ordem cronológica. Espero poder transmitir o máximo de informação possível. Como sempre o roteiro foi elaborado por mim e com alguma ajuda de amigos chilenos e argentinos.

Chile – Região Dos Lagos – Confira O álbum De Fotos (mostrando 30 De 135 Imagens)

Flickr Album Gallery Pro Powered By: Weblizar
De Santiago à Chillán

Nosso vôo chegou em Santiago cerca de 12:30h e enquanto esperávamos a familia de amigos que vieram em outro vôo terminei a papelada para a locação da nossa van, que já estava reservada. Fizemos um lanche rápido no próprio aeroporto e cerca de 16h saímos em direção ao sul. Ainda não tinhamos destino para aquela noite e a idéia era adiantar o máximo possível os 800 km que nos separavam de Pucón. Como no verão o sol se põe muito tarde, conseguimos chegar em Chillán (414 Km de Santiago) as 22:30h e nos hospedamos no Hotel Terrazas.

De Chillán à Pucon

Cerca de 8:30h partimos com destino a Pucón. A passagem por Villarica é obrigatória, porém deixamos para conhecê-la outro dia. Chegamos por volta de 13:30h e após arrumar as bagagens formos conhecer a cidade e almoçar. A tarde foi para visitar as várias agências de turismo para escolher o pacote para o dia seguinte: subir o vulcão Villarrica. Após muita pesquisa decidimos pela Florência. Aproveitamos para fazer compras no mercado da cidade e a noite ficamos na cabana com uma boa sopa.

Vulcão Villarica

Esse sem dúvida alguma foi o dia mais emociante de toda a viagem, pois iríamos subir o Villarrica. Fomos até a agência para nos vestir com o equipamento fornecido pela agência: calça e jaqueta de nylon, botas de gelo, piolet, mochila e capacete. Partimos numa van até a base do vulcão. Para ganharmos algum tempo e não complicar mais a subida de 5 horas, o grupo decidiu tomar o teleférico para reduzir cerca de 1,5 horas de ascensão.

Havia centenas de pessoas subindo, pois o dia estava lindo sem nenhuma nuvem e com uma temperatura super agradável, considerando que estávamos numa montanha gelada. A subida começou sem maiores dificuldades, mas após algumas horas os grupos começam reagrupar por rítimo. A Marcia começou a a ter dificuldades devido ao cansaço e o que nos salvou foi um power gel que tinha na mochila. Foi como injeção de adrenalina na veia.

Chegamos na cratera no meio da tarde e foi uma sensação maravilhosa estar tão perto de um vulcão ativo e poder ver lá no fundo as pequenas erupções e o jatos de lava. O grande problema foi o cheiro que irritava muito os olhos e garganta. Mal pude fazer as fotos de tão forte que era. Bem, a melhor parte do passeio ainda estava por vir. Pois, a decida foi feita literalmente escorregando sentado na neve. Foram cerca de 2 horas entre pequenas caminhadas e lontos trechos escorregando. De volta para Pucón, apesar do cansaço saímos para jantar e saboreamos um delicioso congrio (peixe).

Tour em Villarica

O programa da manhã foi conhecer Villarrica e comprar algum artesanato. Almoçamos na própria cabana e às 14:30h saímos novametne com a agência Florência para o Tour por la zona. Um passeio pelos pontos turísticos da região. Passamos pelo rio Turbio, mirante do Villarrica, rio Liucura, rio Alto Trancura, Ojos del Caburgua, laguna Azul e Termas Quimey-Co. Nessa última ficamos algumas horas curtindo água entre 38 e 41 ºC.

P.N. Huequehue

A programação do dia foi sair bem cedo para conhecer o P.N. Huequehue. Uma caminhada bem ingrime durante boa parte do dia para lá em cima avistar os lagos maravilhosos e o próprio Villarrica. O parque fica a 32 km de Pucón e antes de começar a caminhada já encomendamos o almoço num restaurante na entrada. No caminho passamos pela cachoeira Nido de Águila, lago Chico, laguna Toro e Verde. Retornamos cerca às 15h e tivemos o delicioso almoço numa enorme mesa ao ar livre num dia de sol maravilhoso. Muito bom. Na volta à Pucón era hora de arrumar as malas para partir para Bariloche no dia seguinte.

Uma esticadinha até Bariloche

Meu plano original seria retornar até a rodovia Paranamericana e seguir até Osorno para cruzar para Bariloche, mas discutindo o caminho com pessoas da região decidimos seguir em frente e cruzar para Argentina no passo Mamuil Malal. A vantagem seria conhecer um caminho diferente mas como desvantagem 80 km da estrada eram de rípio (não pavimentadas) o que iria alongar o trajeto. Mas valeu a pena, pois passamos por lugares muito bonitos.

Na fronteira com a Argentina avistamos o vulcão Lanín e nossa primeira parada foi Junín de los Andes onde almoçamos. Passamos ainda por San Martín de los Andes, Villa La Angostura e chegamos em Bariloche às 18:30h. Como era noite de reveillon, deixamos as mulheres no supermercado enquanto fomos localizar nossa cabana. Conseguimos comprar o básico para o nosso reveillon e curtimos a virada do ano na própria cabana.

Explorando Bariloche

Como era 1º de ano, quase nada estava aberto e então decidimos dar um passeio de carro pela região. Pela manhã fizemos o circuito dos lagos, passando pelo porto Pañuelo, Hotel Llao Llao e cerro Catedral. Com muito custo conseguimos uma cantina para almoçar no centro. A tarde todos foram descansar e eu e o Germano fizemos um programa de índio subindo a pé o cerro Otto pelo local mais difícil. Mas valeu a pena a vista lá de cima.

Passeio de barco pelo lago Nahuel Huapi

Amanheceu um dia lindo e o programa foi um passeio de barco pelo lago Nahuel Huapi. Saímos do porto Pañuelo às 10:45h e após cerca de 1,5 horas chegamos ao primeiro ponto de parada: o bosque de Arrayanes. Trata-se de uma árvore de pequeno porte de cor avermelhada que nessa região atinge um porte muito maior que o normal. A segunda parada foi a Ilha Victoria onde almoçamos e passamos o retante do dia. Na ilha tivemos um tour com explicações sobre fauna e flora e de experiências feitas com suas árvores desde o início do século passado. No retorno à cidade fomos fazer algumas compras de chocolate e souvenirs.

Termas de Pueyehue (Chile)

Partimos de Bariloche às 8:30h e fizemos algumas paradas para fotos nas margens do lago Nahuel Huapi. A passagem para o Chile foi pelo paso Cardenal Antonio Samore e tudo sem problemas. Chegamos no hotel Termas de Pueyehue às 13:30h e fomos dar uma volta pelo hotel enquanto aprontavam nossos quartos. Almoçamos e fomos dar uma volta mais longa para conhecer um rio próximo e a turbina que gera energia para todo o hotel.

Na volta fomos conhecer as famosas termas. São piscinas internas e externas com água variando de 36 à 41 ºC. A água brota a 75 ºC e é misturada com água fria para se obter as várias temperaturas. O hotel foi contruído em 1938 e fica distante das cidades, por esse motivo tem sua própria usina hidrelétrica.

Puerto Varas

O dia amanheceu chovendo e minou minha ideia de dar uma corrida matinal. Fizemos então um café preguiçoso e partimos em direção à Puerto Varas. No caminho demos uma parada em Osorno e aproveitei para fotografar algumas casas tombadas pelo patrimônio nacional. Ainda com chuva e o dia bem encoberto continuamos nossa viagem parando em Frutillar nas margens do lago Llanquihue para almoçar. Chegamos em Puerto Varas ás 18h e após descarregar as malas, fomos dar uma volta pela cidade e fazer algumas compras no supermercado para os próximos dias.

Puerto Montt

Mais uma vez o dia amanheceu chovendo e eu já estava preocupado com a qualidade das fotos do dia. Saímos às 9:30h com destino à Puerto Montt. Lá conhecemos o mercado, a cidade e demos uma volta de carro pelo estuário de reloncavi. Porém, o dia não estava dos melhores e não consegui grandes fotos. No caminho de volta entramos no P.N. Los Andinos e demos carona para um casal da África do Sul que estava viajando pelo mundo há 3 meses.

Passeio em Petrohue e retorno Para Santiago

Decidimos fazer um passeio com o Eduardo, proprietário de um unimog (caminhão 4×4 alemão da mercedes) pela região de Puerto Varas. Saímos às 9:30h e passamos no salto de Petrohue, lago de todos os santos, laguna verde e cerro Philliph. Retornamos cerca de 15h e fomos almoçar na beira do lago em P.Varas. No dia seguinte foi o longo dia para retornar para Santiago. Saímos 7:30h e após 1,000 km chegamos em Santiago às 21:30h. No caminho fizemos 2 paradas curtas na própria Paranamerica para abastecer e descançar e uma mais longa para almoçar em Los Angeles.

Viña del Mar e Valparaíso

Essas cidades não estavam no roteiro original, mas decidimos suprimir Valdívia e incluí-las para diferenciar um pouco. Tomamos a rota dos vinhos em direção à Viña del Mar e fomos conhecer as frias praias do Pacífico com sua areia grossa e praia quase deserta apesar de um belo dia de sol. Em Valparaíso a maior parte da orla é tomada pelo cais. Ficamos pouco tempo e após almoçar retornamos para Santiago, passando antes por uma das muitas vinículas da região.

Retornamos ao fim do dia para Santiago e no dia seguinte embarcamos para São Paulo.

Principais dados da viagem

Empresa aérea – Lufthansa (Star Aliance)
Horas de vôo – São Paulo – Santiago – 3h

Distância percorrida de carro em toda viagem – 3.500 km
Duração da viagem – 15 dias – De 26/12/05 a 09/01/06

Roteiro: Santiago – Pucón – Villarica – Bariloche – Termas de Puyehue – Puerto Varas – Puerto Montt – Valparaíso – Viña del Mar

Mais informações

www.turistel.cl
www.gochile.cl/Home/Default.asp

Kernayel Hosteria & Cabanas
info@hernayel.ch
Camino Internacional 1395
(56)-45-442164
Pucón – Chile

Turismo Florencia
O’Higgins 480 local 3
(56)45-444311
Pucón – Chile

Lejanias Apart Cabanas
hlejanias@infovia.com.ar
Av. Ezequiel Bustillo km 4,7
(54)-29-4444-1287
San Carlos de Bariloche – Argentina

Termas Puyehue Hotel & SPA Termal
Rua Internacional 215 – km 76
(56)-2-2936000
Osorno – Chile

Hotel Cabañas del Lago
Pasaje Luis Wellmann 195 – casilla 238
(56)-65-232291/2/3
Puerto Varas – Chile

Turismo e Aventura 4×4

eduardologuegut@hotmail.com
Eduardo Loguercio
(56)-09-7325980
Puerto Varas – Chile

Hotel Holiday Inn
Av. Vitacura, 2929
(56)-2-4996000
Santiago – Chile

Deixe um comentário