A Costa Rica é um pequeno país da américa central tendo como vizinhos o Panamá ao sul, a Nicarágua ao norte e os oceanos Pacífico e Atlântico a oeste e leste, respectivamente. O país tem apenas 51.000 km2 e sua população é de cerca de 4.8 milhões de habitantes. Economicamente é um dos melhores países da centro américa e também considerado o mais democrático dentre eles.
Desde 1948 aboliu o exército e desta forma, ao contrário da maioria dos países da América central, a Costa Rica não vivenciou golpes de Estado e guerras civis depois de abdicar de seu exército nacional.
Costa Rica – Confira O álbum De Fotos (mostrando 30 De 70 Imagens)
Meu roteiro
A minha passagem pela Costa Rica foi através de uma viagem profissional, onde consegui 3 dias em finais de semana para obter as fotos que ilustram essa matéria.
Pela minha percepção o país é bastante seguro e de uma forma geral as pessoas vivem bem. Não notei grandes discrepâncias entre pobres e ricos. Não vi favelas ou mendigos pelas ruas. Apenas poucos pedintes em semáforos.
Como me comentou um dos motoristas, praticamente não há cães abandonados no país, pois são muito queridos e sempre acolhidos pela população.
Dia 1 – Parque Nacional Vulcão Poás e La Paz Waterfall gardens
O parque nacional Vulcão Poás foi criado em 1971 e é acessível por carro através de uma estrada sinuosa, distando 50km da capital San José.
Infelizmente não tive o privilégio de ver a cratera do vulcão, devido à forte neblina. Mas este vulcão é uma dos poucos que está em atividade, expelindo uma fumarola de forma constante.
Adicional à trilha da cratera, existe a trilha para a laguna Botos, que consiste de uma antiga cratera que foi inundada e hoje abastece o parque de água.
A recomendação é ir bem cedo para ter maior chance de pegar a cratera aberta ou bem mais tarde para fugir da longa fila de entrada depois das 10h da manhã.
No caminho de volta é possível visitar o La Paz Waterfalls gardens. Trata-se de um parque, no estilo americano, com as seguintes atrações, dividida em sessões: aviário, borboletas, beija-flores, macacos, serpentário, ranário, felinos e finalmente uma sequência de várias cachoeiras.
O parque é bastante visitado e espere ter bastante pessoas concorrendo para fazer fotos dos mesmos motivos. Ele também consta com um restaurante interno que serve um bufê completo de almoço.
Dia 2 – Mountain Bike no Vulcão Arenal
Esse passeio de MTB foi agendado com alguns dias de antecedência através de uma recomendação na recepção do hotel que estava hospedado. Ele fica na região de La Fortuna, há cerca de 2,5h de carro de San José. O passeio foi de 52km por estradas de terra na região de circunda o vulcão Arenal. Inicialmente o tempo estava encoberto e até com alguma chuva. Porém, por volta das 12h o tempo abriu e deu pra trazer boas fotos deste vulcão de forma bem característica. Sua cratera é bem simétrica e ainda é considerado ativo, desde que entrou em erupção em 1968, depois de mais de 400 anos de inatividade. Nesta data, cerca de 86 pessoas morreram devido ao grande número de pedras que foram lançadas a vários quilômetros de distância.
Dia 3 – Pedalando de speed e conhecendo o Vulcão Irazú
No meu último domingo na Costa Rica consegui fazer um pedal show de speed, graças a cordialidade do Martin, um dos motoristas do hotel que gentilmente me emprestou sua bike, capacete, caraminhola e sapatilha. Tirando que ele é um pouco menor e tanto a bike quanto a sapatilha ficaram pequenas, deu tudo certo.
A recomendação era fazer um trajeto circular de uns 10km próximo do hotel, mas como odeio rotas circulares, preferi sair metendo as caras pela região. Consegui fazer um pedal de cerca de 3,5h conhecendo as principais rodovias da região. O grande problema é que na Costa Rica quase não existe plano. Peguei muitas subidas e então não deu pra ir tão longe.
Na parte da tarde fui com um amigo do México conhecer o vulcão Irazú, que é o mais alto do país. Com 3.432m o seu acesso é através de uma estrada sinuosa partindo de Cartago (cerca de 1,5h da capital San José).
No fundo da cratera há um lago de águas esverdeada, mas na data que fui não foi possível ver o lago. O passei é curto e na caminhada dá pra sentir os efeitos da altitude.
Dicas
- • O país é bem seguro mas lembre-se dos cuidados básicos de segurança.
- • Após alguns dias no país dá para pensar em alugar um carro e fazer a maior parte dos passeios por conta própria.
- • Por ser um país turístico e muito próximo dos EUA, os preços são um pouco salgados. Principalmente nos parques.
- • Apesar de ser um país tropical, lembre-se que os vulcões são altos e não esqueça de um agasalho.
- • Não é requerido vistos para brasileiros.
- Conheça meu trabalho como fotógrafo profissional
Serviços