EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[SP] Pico do Marins

O Pico do Marins pertence à Serra da Mantiqueira e está localizado em Piquete – SP. Com 2.420 m, é o ponto mais alto inteiramente dentro do estado de São Paulo, pois seu vizinho maior, a Pedra da Mina 2.798, pertence à Minas Gerais.

Uma de suas melhores vistas é na rodovia que liga Cruzeiro – SP à Passa Quatro – MG, de onde também se avista seu principal vizinho, o Pico do Itaguaré – 2.308m.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

O acesso ao pico é através de estrada de terra saindo de Piquete ou Passa Quatro que pode ser feito em qualquer veículo quando seco e somente 4×4 durante épocas de chuvas fortes ou quando há extração de madeira na região, pois os caminhões carregados deterioram muito as estradas neste período. Em sua base, há um local para estacionar os carros com segurança onde também é oferecido alojamento e bebidas e algo para comer se necessário.

A subida é relativamente tranqüila e não exige técnicas de escalada ou corda. Em alguns pontos é necessário o uso das mãos devido ao grau de inclinação. Para quem está acostumado a trilhas e longas caminhadas gasta-se em média 6 horas no percurso de ida e volta, considerando uma hora no pico para fotos e uma refeição.

Existem bons locais para camping, caso deseje-se passar a noite e descer no dia seguinte. Também é possível fazer a travessia Marins Itaguaré em dois dias de caminhadas e acampando no Itaguaré. Neste percurso a trilha passa pelo Marinzinho e ao lado do Marins.

Dicas

  • Prefira os dias secos do inverno, pois é muito comum raios na época das chuvas;
  • Um bom par de botas amaciadas e roupas leves são importantes. No pico a temperatura é sempre mais baixa e o vento mais forte;
  • A trilha não é 100% demarcada e passa por longos trechos de rochas dificultando achar a continuação. Se não for um grande conhecedor da região o uso de um guia é sempre recomendado.

Serviços

Guto
gutoserrafina@gmail.com
Serviços de guia na Mantiqueira
35-3371-3355
Passa Quatro – MG

Leia os 3 Comentarios sobre esta viagem

Idelmo Reis disse:
21/12/2008

Monitores Ambientais e Guias para subida ao Pico dos Marins e para a travessia Marins-Itaguaré podem ser encontrados em Piquete / SP na BASE MARINS ( tel 011 9770-1991 ou http://www.basemarins.multiply.com )

Enedina Martins disse:
18/07/2009

Olá! gostei muito do seu sitio, muito legal mesmo.As fotos são lindas! e os lugares maravilhosos. Só quero fazer uma observação aqui: em relação a serra da Mantiqueria, você precisa conhecer o outro lado, que fica em Minas, passando por Marmelópolis, uma cidadezinha que fica quase no pé da serra, com + ou – 3 mil habitantes de gente simples e hospitaleira, gente mineira uai! uma cidade maravilhosa, tem cada cachoeira linda, vale a pena conhecer! Pra chegar lá saindo de SP, vai pela Dutra, passa Piquete e segue até Itajubá, passa por Delfim Moreira e segue por uma estrada de terra, liiiinnnnnnnnnda! no meio da serra, cheia de verdes vales…depois de 20km chega em Marmelópolis lugar lindo. Se for época do frio se prepare porque é frio mesmo! -1, -3, 0, 6 + ou – isso. No inverno mesmo, tem campos de gelo, tudo branquinho coberto pela geada que quando chega, chega forte de verdade. Um gde abraço! Enedina Martins.

ecofotos disse:
19/07/2009

Olá Enedina

Sim, já estive em Marmelópolis e amei a região. Passamos por lá fazendo uma trilha de bike http://ecofotos.com.br/spmg-volta-do-paraiba
Também estive lá indo para o Pico do Marins.
Grande abraço

Participe! Comente aqui