Como o próprio slogan diz: “Nobres, é mais que bonito, é lindo”, a região tem um enorme potencial turístico e é de uma beleza incrível. Situada a 140 km de Cuiabá-MT, Nobres se destaca por seus rios de água cristalina e cavernas com lindas formações calcárias. O município está situado em uma área de floresta de transição entre cerrado e floresta amazônica.
O Recanto Ecológico Lagoa Azul, sede para os passeios, está a 10 km da Vila de Bom Jardim e 48 km de Nobres e seu núcleo conta com área de lazer, almoço e 3 apartamentos para pernoite.
Por ser uma área cuja exploração turística está apenas começando o Ibama ainda está avaliando a visitação em certas áreas.
Nobres – Confira O álbum De Fotos (mostrando 30 De 68 Imagens)
1º dia – Duto e caverna da cerquinha
Cheguei ao Recanto Ecológico Lagoa Azul às 11:30h e fui recebido pelo Toninho que me apresentou as instalações e enquanto almoçávamos me falou sobre as atrações do local. À tarde fui conhecer o duto – caverna de cerca de 300 m atravessada por um riacho de cerca de 50 cm de profundidade e com várias formações calcárias. Enquanto se atravessa o duto o guia mostra as formações com a lanterna. Uma atração pra lá de diferente são os morcegos que ali habitam e saem em revoada passando muito próximo da gente.
Há algumas centenas de metros está a cerquinha – uma lindíssima caverna calcária com muitas formações (estalagmites, estalactites, etc). Aqui, gostaria de enfatizar aos futuros visitantes que tomem muito cuidado na visitação, pois cavernas calcárias são extremamente sensíveis. A área aberta para visitar não é muito grande, mas é repleta de formações, uma mais linda que a outra.
No final da tarde fui ao lago da araras – local que elas e outras aves adotaram como dormitório. A noite em Bom Jardim fui convidado para um churrasco no estivado.
2º dia – Rio Saloba e rio triste
A programação do dia seria flutuação nas incríveis águas cristalinas da região. A primeira foi no aquário encantado – nascente com cerca de 6 m de profundidade e com água 100% cristalina. Ainda no recanto recebi os equipamentos (colete, snorkel e máscaras) e caminhamos 10 min até a nascente. Após as instruções básicas de flutuação mergulhei num mundo realmente encantado. O peixe mais abundante é o piraputanga além de vários peixes ornamentais de aquário como o matrogrosso. A sensação de estar no meio deles é indescritível.
Na seqüência, fomos ao rio saloba. Ali as coisas mudam um pouco, pois existe a correnteza que conduz o mergulhador rio abaixo. Basta ficar atento aos troncos e galhos e curtir a viagem pelo mundo subaquático.
Após o almoço, fomos para a flutuação no rio triste, onde a beleza de suas águas contrasta com seu nome. Nele além dos peixes anteriores pudemos ver os famigerados dourados e as arraias de água doce. Uma parte interessante do passeio é caminhar de roupas de neoprene num pasto rodeado pelo gado. J
Como última atração do dia visitamos a fazenda São Antonio onde estão montando uma pousada e há várias atrações como pesca esportiva, canoagem, cavalgadas, etc. Enquanto o Toninho e a Mari pescavam aproveitei para fotografar a região e bater um papo com a proprietária.
3º dia – Estivado e partida
Como último dia em Nobres só tive tempo de passar pelo estivado, um rio que atravessa Bom Jardim onde há uma área de recreio – muito utilizado pela população local nos finais de semana. Ali também é possível ver os peixes nadando na espera do alimento fácil servido pelo homem. Quando voltei para o carro tive uma surpresa – havia vários macacos prego me observando. Ainda nas primeiras horas da manhã segui para Cuiabá para definir os últimos detalhes da viagem ao Pantanal.
Dicas
- Nobres está apenas despontando para o ecoturismo e apresenta um grande potencial.
- A grande vantagem é poder curtí-lo com calma sem o estresse dos grandes pólos turísticos semelhantes.
- Ainda não há grande infra-estrutura e a vila de Bom Jardim conta com uma única pousada.
- As belezas naturais certamente justificam uma visita.
- Não esqueça de levar uma câmera sub-aquática para registrar as belezas desse lugar.
—–
Serviços
Rotas das Águas Agência de Turismo
(65) 3102-2019
Toninho (65) 9238-5090
Mari (65) 9218-2557
Nobres – Bom Jardim – MT
rotadasaguas@rotadasaguas.tur.br