Sobre mim

 

O objetivo desse blog é ser um álbum virtual das minhas viagens desde 1997.  Em cada uma delas, tento passar um pouco do que vivi. Espero que goste e volte sempre para ver as novidades.
Para conhecer meu trabalho como fotógrafo profissional, visite meu novo site www.adilsonmoralez.com.br

Contato
E-mail:
adilson@ecofotos.com.br
(c) Ecofotos, 2017, Fotografia

São José dos Ausentes, situado no extremo nordeste do rio Grande do Sul, é o município mais alto e frio do estado. Lá, durante o inverno, a neve é presença freqüente. Sua paisagem, constituída pelos exuberantes ecossistemas naturais dos Aparados da Serra é formado por sinuosas coxilhas, onde exibem-se belas cachoeiras e cascatas que adornam rios de águas puras e cristalinas.

São José Dos Ausentes – Confira O álbum De Fotos (mostrando 16 De 16 Imagens)

Flickr Album Gallery Pro Powered By: Weblizar

Dentro das exuberantes matas serranas, se perfilam as Araucárias, os pinheiros do sul do Brasil que abrigam uma rica fauna nativa. A gralha-azul, a curicaca, o pica-pau, o veado campeiro, o graxaim, o chimango, entre outros, vivem respeitados em seus ambientes naturais.

São Jose dos Ausentes, município onde a preservação ecológica é a tônica da vida em comunidade investe decididamente no desenvolvimento do ecoturismo, com a implantação de pousadas rurais, pesca esportiva, excursões fotográficas, cavalgadas, rodeios crioulos e passeios ecológicos monitorados por guias turísticos especializados da região.

Além de todos esses atrativos ambientais, o turista ou eventual visitante encontrará a farta culinária serrana, que fora o suculento churrasco de galpão, tem delícias como as massas caseiras, o pinhão na chapa, o carreteiro de charque, as compotas, os pães caseiros, o mel das flores silvestres, os queijos e linguiças típicos da região, tudo servido com a famosa hospitalidade gaúcha. Sem falar da excelente qualidade do ar típico da montanha. Componentes primordiais destes ambientes naturais, ainda preservados, localizados a mais de 1.200 m acima do nível do mar.

Turismo com sabor e clima de montanha

A estrutura turística de São José dos Ausentes beneficia principalmente os interessados no turismo rural e ecológico. O visitante conta com o auxílio da Secretaria de Turismo do Município, que possui uma Central de Reservas especialmente criada para oferecer informações adicionais sobre os preços e disponibilidade de estadia na sede do Município e nas vilas próximas.

O turista tem ainda a possibilidade de escolher o tipo de hospedagem em sua viagens e ecossistemas de Ausentes: seja saboreando o chimarrão e as fartas refeições, servidas ao lado dos fogões à lenha em suas quatro Pousadas Fazendas, com atendimento feito pelos próprios donos; seja aproveitando o conforto das cabanas do Vale das Trutas, com o sistema pesque-e-pague; seja se instalando em dos campings da região para estabelecer um contato mais próximo com a natureza. Tudo isso com um tempero característico da cordialidade gaúcha.

Meu roteiro

A minha passagem por São José dos Ausentes se deu por indicação de meu amigo Paulo Toledo e devo dizer que foi uma grande dica. Realmente tudo que está no texto acima é verdade e pude provar quase tudo em apenas dois dias que estive lá.

Nesta viagem estava com meu amigo Flávio Niran e nos hospedamos na Pousada Fazenda Potreirinhos. Sem dúvida alguma é um lugar maravilhoso, principalmente pela cordialidade do tratamento de seus proprietários: Chicão e Nilda. A hospedagem é feita na própria casa da família num ambiente simples e extremamente aconchegante. As refeições são um show a parte, com bastante diversidade e sabor, tanto no café da manhã como almoço e jantar. Enquanto a Nilda se preocupa com a alimentação o Chicão e seu filho ficam encarregados de mostrar aos turistas as atrações.

Dentre os principais pontos turísticos próximos da Fazenda Potreirinhos e um dos grandes atrativos da região são os rios Silveiras (superior) e Divisa (inferior) que têm um desnível de cerca de 18 m um do outro num ponto onde distam entre si cerca de 10 m. O desnível pode ser melhor observado subindo-se um morro nos fundos da fazenda.

Outro ponto de destaque é o Cânion do Monte Negro, uma vista de deixar qualquer um de boca aberta e que não perde em nada para os cânions de Aparados da Serra e Serra Geral.
Também muito bonito é o Cachoierão dos Rodrigues, uma bela queda d’água que leva o nome dos proprietários, quer seja para fotos ou banho é um belo atrativo. São José dos Ausentes fica a 78 km de São Joaquim, 80 de Bom Jardim da Serra e 36 de Timbé do Sul. Todos os acessos são por estradas de terra que não apresentam grandes dificuldades.

Se estiver com tempo não deixe de conhecer também a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro (fotos acima), dois roteiros imperdíveis nessa região.

Texto: Catálogo da Secretaria de Turismo

Opções de estadia e alimentação

Secretaria de Turismo (54)3234-1100 – Ramal 29
Pousada Fazenda São José do Silveira (54)3234-1100 (recado)
Pousada Fazenda dos Ausentes (54)3234-1042
Pousada Fazenda Potreirinhos (54)9977-3482
Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues (54)3237-1875
Hotel (Pensão) São José (54)3234-1024
Cantina Famiglia Cesa (54)3234-1202

Deixe um comentário