EcoFotos | Viaje pelo mundo da fotografia

[SP] Calçada do Lorena

Mesmo morando em São Paulo há vários anos ainda não conhecia esse belo pedaço de Mata Atlântica, que é um roteiro oferecido pela Big Trekking, operadora de turismo ecológico de São Bernardo do Campo.

Trata-se da Calçada do Lorena, o primeiro caminho pavimentado em pedra, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar no Riacho Grande.

Essa trilha é uma viagem histórica que nos remete ao final do século XVIII, onde através dela, nosso açúcar era transportado até o porto em tropas de mulas.

:::

Confira a galeria de fotos dessa viagem

A Calçada do Lorena, nome dado em homenagem ao governador da capitania: Bernardo José Maria de Lorena, teve sua construção iniciada em 1789 pelo Real Corpo de Engenheiros Portugueses e concluída em 1792. Ela ligou o porto ao planalto até 1840, quando então foi construída a estrada da maioridade, mais tarde denominada de Caminho do Mar.

Com a construção da primeira pista da Via Anchieta em 1947, o Caminho do Mar passou a ser uma opção secundária de acesso ao litoral e se tornou conhecida como Estrada Velha de Santos.

Roteiro

Cheguei ao metrô Vergueiro exatamente às 8h e o micro-ônibus já estava aguardando. Fomos para a Big Trekking no Rudge Ramos para pegar mais quatro pessoas e partimos para nosso destino às 9h.

Após cerca de 40 minutos já estávamos no ponto de partida de nossa caminhada, que no início segue por uma trilha plana. Porém, logo depois do monumento do mirante já entramos na área do calçamento e alguns cuidados devem ser tomados, pois a descida é bem acentuada e as pedras são bastante escorregadias devido à umidade e ao limo.

O trabalho no assentamento dessas pedras foi artesanal e está muito bem preservado. Em alguns trechos existem árvores no meio da calçada que dão um charme todo especial ao local.

O primeiro ponto de descanso é o Belvedere Circular, uma construção com um longo banco em seu interior. Esse é o primeiro ponto onde a calçada cruza o Caminho do Mar.

Uma pequena pausa, um gole d’água e seguimos adiante. O próximo ponto de parada é o Rancho da Maioridade, uma casa de pedra construída em 1922, localizada numa curva acentuada do Caminho do Mar.

Caminhando agora pela estrada, em poucos minutos chegamos ao Padrão do Lorena, memorial construído em 1922 em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena. Além de um medalhão pintado em azulejo com sua imagem, existem painéis retratando como os tropeiros e mulas carregavam as mercadorias.

Após uma pausa para o merecido lanche continuamos pelo Caminho do Mar até uma pequena cachoeira, onde os mais animados encararam a água gelada que verte da serra.

Mais alguns minutos de caminhada e chegamos num dos locais onde a estrada está interrompida e há apenas uma ponte de madeira para pedestres. Esse foi nosso último ponto de parada.

Nosso retorno foi coroado com o típico nevoeiro da serra do mar, que sempre propicia um clima de mistério e magia.

Chegamos em São Paulo no finalzinho da tarde com a sensação de termos feito uma viagem no tempo.

Serviço

Big Trekking

Leia os 11 Comentarios sobre esta viagem

Romualdo Soares disse:
14/02/2009

Belíssima contribuição para a WEB essas fotos da Calçada do Lorena! Parabéns!
Tenho 46 anos, passei os primeiros 30 em São Bernardo do Campo, 13 em Curitiba e atualmente moro no interior de SP.
Por volta de 1978 conheci o Borba, funcionário da Prefeitura Municipal de SBC, com quem tive grande amizade. Alguns amigos seus, topógrafos da prefeitura, faziam verificações periódicas em áreas rurais da cidade, e para isso cunsultavam documentos e cartas cartográficas antigas da cidade. Em uma destas veriricações encontraram referência à “Calçada do Lorena”. Como tinham que trabalhar lá por perto, foram investigar, e encontraram o que hoje nosso amigo visitou e fotografou tão belamente. À época estava totalmente isolada e tomada pela vegetação, mas hoje pessoas do país inteiro podem conhecer essa maravilha histórica, graças à iniciativa de alguns.
Recomento a leitura da pagina [http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=606] para quem desejar entender um pouco mas da importancia desse monumento histórico na história e na economia do estado de SP e do Brasil.
Vale à pena conferir.
Abraçõs e, mais uma vez, parabéns pela iniciativa de divulgar estas belas fotos!
Romualdo Soares
Jundiaí-SP

lourdes disse:
15/10/2009

eu participei deste trageto da estrada velha de Santos. adorei os monumentos tive conhecimento histórico que nã sabia ate o momento, passei aconhece-los depois que tive este contato com a mata atlántica e conhecer as belezas que tem no nosso pais. recomendo a todos vcs que nã deixe de conferir só indo lá pra ve as beleza naturais do nosso Brasil.

Vanderlan da Silva Júnior disse:
07/01/2010

TEnho paixão por historia vivida assim na pratica… contato com obras de gerações passadas. obras ricas em cultura e arte. Sera q no futuro alguem vai sair de casa pra visitar algo que é construido hj… alguma estrada, alguma calcada… acho que não. No final do mes eu vou com um grupo do Sesc São Jose dos Campos conhecer a estrada do caminho do mar. Não vejo a hora!!! VAi ser demais. Belas fotos… vou tentar fazer as minhas.

ecofotos disse:
07/01/2010

Olá Vanderlan
Obrigado pela mensagem e visita. Realmente a calçada de Lorena é um ponto histórico muito interessante e pena que mal divulgado e pouco conhecido. Certamente irá gostar.
Grande abraço

Celi Vilar disse:
22/01/2010

Adilson, tudo bem?
As fotos são maravilhosas e eu estou nelas…rsrsrsr
Pena que foi fechada, não há mais este passeio. O Passeio que esta aberto é a Estrada Velha de Santos, um passeio bonito, mas nada parecido com as curvas da Calçada do Lorena, sua pavimentação em pedras e o frescor da Mata Atlântica.
QUE SAUDADES!!!

ecofotos disse:
22/01/2010

Olá Celi!
Puxa que surpresa! Bom saber que encontrou a matéria. Mas que pena que fecharam a calçada de Lorena. Fiquei triste com a notícia.
Espero que revertam isso no futuro.
Grande abraço

kleber disse:
09/02/2010

Oi Adilson,
Parabéns pelo site!!
A 04 anos atrás fiz o passei da calçada de lorena, logo no inicio quando a casa de pedra foi fechada então desciamos com instrutores e voltavamos com o onibus até o ponto de partida.

Você sabe me dizer como faço para agendar este passeio? Existem algum site? Telefone ou e-mail que eu possa entrar em contato?

Muito obrigado!

Kleber

ecofotos disse:
09/02/2010

Olá Kleber
Obrigado pela visita e mensagem. Bem, infelizmente eu não tenho informação e como pode ver a Celi (no post anterior) disse que fecharam o acesso. Tente ver com a empresa que fiz a viagem há vários anos:
Big Trekking
http://www.bigtrekking.com.br
(11) 4365-2701
bigtrekking@uol.com.br

Boa sorte

ecofotos disse:
09/02/2010

Teste de reply

amanda disse:
01/05/2011

gostei muito legal bem interessante

lourdes nunes disse:
18/05/2011

obrigada pelo o email, que vcs mandaram. já estive nesta aventura, e conheço calçada de lorena. foi maravilhoso

Participe! Comente aqui