Gonçalves e suas cidades vizinhas são as típicas cidadezinhas do interior entre Minas e São Paulo que devem ser visitadas por quem gosta de paz, sossego, natureza e muito morro. É também um dos lugares que retorno com freqüência.
Distando cerca de 230 km de SP, Gonçalves está cercada por outras cidades turísticas, como São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal, São Francisco Xavier, Monteiro Lobato, Monte Verde e Campos do Jordão. Aliás, para os apaixonados por trilhas de jipe ou bike, dá para ir para todas essas cidades por terra e curtindo um super visual.
Gonçalves – Confira O álbum De Fotos (mostrando 11 De 11 Imagens)
A cidade em si oferece poucas atrações, mas o legal são as pousadas e restaurantes típicos espalhados pela região. Os que costumo freqüentar e recomendo são: Solar das Araucárias (Gonçalves), Zé do Ouvídio (Gonçalves), Trincheira (São Bento do Sapucaí), La Boca (São Francisco Xavier).
Pedalar na região é uma delícia e vale a pena, porém antes de por a bike nas trilhas, verifique seu preparo físico, pois elas exigem muito do ciclista. O que sempre costumo fazer é sair pedalando bem cedo com meu amigo Paulo Toledo e marcamos um restaurante como ponto de encontro com nossas esposas. Após um delicioso almoço em família no campo retornamos de carro.
Existem estradas asfaltadas ligando todas essas cidades, exceto Gonçalves que tem 13 km de terra bem conservados. Se você tem um 4×4 e gosta de aventura a grande sugestão é não chegar pela entrada principal de Gonçalves e sim pela Serra do Serrano ou Serra da Balança, está última requer uma consulta prévia de seu estado, para evitar surpresas. Ambas ligam São Bento do Sapucaí ao bairro do Campestre que é ligado a Gonçalves por uma boa estrada de terra. Em dias secos é possível transitar praticamente em qualquer lugar com carro de passeio, mas na chuva alguns acessos só são possíveis com 4×4.
Em Gonçalves existe apenas um posto de gasolina, quando for abastecer mande um abraço para o Kleber em meu nome.
Serviços